IGHB promove curso de Paleografia: leitura de documentos e abreviaturas
Curso Paleografia: leitura de documentos e abreviaturas Instrutora: Maria Helena Flexor (professora doutora) Autora do livro: Abreviaturas: manuscritos dos séculos XVI a XIX Período: 14 a 18 de agosto, às 14h às 18h
carga horária: 20 horas (com emissão de certificado)
Investimento: R$ 120,00 (cento e vinte reais)
Link para inscrição: https://www.eventbrite.com.br/e/curso-paleografia-leitura-de-documentos-e-abreviaturas-tickets-36165099787
Quem quer ser historiador?
Ser historiador não é apenas ler uma centena de livros e sintetizar suas ideias numa publicação.
Ser historiador é fazer uso de todos os tipos de fontes de informação, de que se pode dispor, incluindo algumas que, em principio, parecem insignificantes, como as imagens, mas, nenhum historiador será completo, se quiser resgatar a história, especialmente da Bahia e do Brasil, dos séculos XVI ao XIX, sem os manuscritos.
Grande parte dos estudantes, e mesmo professores, “não gostam” desses tempos pretéritos. Normalmente, poucos se dedicam a escrever sobre os chamados períodos “Colonial” e “Imperial”, devido às fontes que, no geral, até os princípios do século XX, eram manuscritas.
A leitura dos manuscritos apresenta várias dificuldades, como grafia, caligrafia, vocabulário, abreviaturas. Para esclarecer essas dificuldades, o Curso de Paleografia visa iniciar os interessados na leitura de documentos manuscritos históricos e tentar repassar as formas de como se pode reavaliar a “História oficial”, dos livros didáticos, e fazer História mais próxima das realidades dos séculos citados.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
DOCUMENTOS E ARQUIVOS
MATERIAIS
DIFICULDADES DE LEITURA QUANTO:
– à base da escrita
– à tinta
– ao vocabulário
– à grafia
– às abreviaturas
– à caligrafia
– à pautação, divisão de palavras, parágrafos, pontuação, numeração
– à restaurações
- adulterações e falsificações
NORMAS TÉCNICAS PARA TRANSCRIÇÃO DE DOCUMENTOS MANUSCRITOS
EXERCÍCIOS COM TEXTOS MANUSCRITOS