top of page

Nesta quarta(17) no IGHB acontece palestra sobre Aldeamentos Jesuítas e Política Colonial na Bahia


Nesta quarta (17 de maio), às 17h, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia promove a conferência “Da Catequese à civilização: Aldeamentos Jesuítas e Política Colonial na Bahia”, que será pronunciada pelo professor doutor Fabrício Lyrio.

Durante o encontro, aberto ao público, o professor vai explicar que, simultaneamente, o verbo civilizar e o substantivo civilidade – presentes na legislação da década de 1750 – passaram a figurar com destaque cada vez maior no discurso colonial, deixando em segundo plano as noções de “catequese”, “conversão” e “cristianização” dos povos nativos. "O propósito deste trabalho é discutir o impacto dessas mudanças na capitania da Bahia, buscando percebê-las como parte da configuração de um novo modelo político e religioso ancorado na ideia de civilização dos índios".

Saiba mais: Ao longo do período colonial, diferentes concepções a respeito das populações indígenas e da catequese foram formuladas e colocadas em prática na América Portuguesa. A partir da segunda metade do século XVIII, novas diretrizes referentes a essas questões foram definidas no âmbito do reformismo ilustrado pombalino (1750-1777). A promulgação das leis de 6 e 7 de junho de 1755 e do alvará com força de lei de 8 de maio de 1758 indicavam mudanças significativas em termos da política a ser seguida e no tocante ao papel da Igreja, com consequências importantes quanto à atividade desempenhada pelo clero regular. Após a abolição da jurisdição temporal e espiritual dos religiosos sobre os índios e a transformação das aldeias em vilas, um número crescente de agentes civis e militares passou a ocupar o lugar deixado pelos religiosos, assumindo o papel de “civilizadores” dos índios.

O IGHB é uma das 15 instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA).

SERVIÇO

www.ighb.org.br

Avenida Joana Angelica, 43 - Piedade

71 3329 4463

Pesquisa online[.png
Youtube.png
Facebook.png
instagram ighb.png
bottom of page