top of page

Biblioteca virtual 2 de Julho terá o nome de Consuelo Pondé de Sena


Neste Dois de Julho, além das celebrações em torno da data histórica 2 de Julho, a Bahia tem mais um motivo para celebrar. Nesta quinta-feira, 2, às 17h, no Palácio Rio Branco, a Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura do Estado da Bahia lançara o novo site da Biblioteca Virtual Dois de Julho, unidade especializada em História da Bahia que contém rico acervo referente à data magna do Estado, tudo disponível aos leitores, pesquisadores, estudantes.

A cerimônia contará com a participação do governado do Estado, Rui Costa, e o novo site apresentará novidades para seus visitantes, que vão desde o lançamento de dossiês temáticos à nova estrutura das exposições virtuais, inclusive o nome. A partir deste Dois de Julho, a Biblioteca Virtual homenageará a historiadora baiana Consuelo Ponde de Sena, que faleceu este ano e passará a ser a nova patrona da unidade.

Além disso, na ocasião, será lançada a revista eletrônica “Bahia com História”, que funcionará como uma forma de divulgação da história do estado a partir de uma diversidade de temas subdivididos em sessões. “A revista Bahia com História terá sua edição especial de lançamento com o tema ‘Dois de Julho’, mas nós queremos atingir uma variedade temática que vai da história econômica à história da dança, da música, das religiões, abordando o Recôncavo, Sertão, Chapada, Litoral, entre outros”, informa Mariângela Nogueira, diretora da Biblioteca Virtual Dois de Julho.

Facilidade - Mariângela Nogueira revela que a maior alteração que o site sofrerá vai ser em termos de estrutura, em uma nova plataforma que possibilitará ao internauta a maior facilidade na navegação readaptando as ferramentas já conhecidas da Biblioteca Virtual Dois de Julho, como as exposições, as revistas e os acervos especiais, ao meio virtual.

“É natural que ao iniciarmos um projeto inovador como é a Biblioteca Virtual, tragamos ainda a cultura do papel. Mas agora, com essa nova plataforma, estamos nos adaptando ao meio virtual”, afirma a diretora, que ainda conta que esse é um processo em construção com o objetivo de alcançar a meta de ter 100% do acervo sobre a Bahia no site, transformando-o em um canal de diálogo entre a produção acadêmica e a sociedade.

Mariângela ainda explica que a Biblioteca Virtual é uma biblioteca de divulgação da História da Bahia para o grande público, e que nesta nova fase pretende-se dialogar cada vez mais com especialistas e jovens pesquisadores. “Temos na Bahia um número razoável de jovens autores sobre a história do nosso estado, e esse conhecimento muitas vezes fica restrito ao meio acadêmico. Queremos atrair também essa nova geração de pesquisadores e estudantes, e queremos que o site seja aliado do professor na sala de aula, circular entre os eventos da área, ouvir sugestões. Enfim, essa biblioteca é o pontapé inicial para uma biblioteca de referência”, conclui Mariângela Nogueira.

Criada em 2011, a Biblioteca Virtual Dois de Julho tem o objetivo de tornar acessível o conjunto de obras sobre a História da Bahia, além de inovar ao se posicionar como uma biblioteca multimídia, hipertextual e interativa. A unidade virtual também se propõe a publicar gratuitamente livros, periódicos eletrônicos, artigos, resenhas, eventos e informações em geral, além de disponibilizar uma coleção especial sobre a data da nossa Independência, o acervo 2 de Julho.

Instituição - A Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura do Estado da Bahia é a gestora das nove bibliotecas públicas localizadas em diferentes bairros e cidades, além da Biblioteca Virtual 2 de Julho, do Arquivo Público do Estado da Bahia, Centro de Memória e Memorial dos Governadores. Tem em sua missão a preservação da história e memória da Bahia, incentivando a constituição da identidade do baiano e no reconhecimento do Estado como importante elemento na consolidação da nação brasileira. Seu objetivo é difusão da história da Bahia, através da preservação e ordenação de arquivos privados e personalidades públicas, bem como a realização de exposições, seminários e cursos de formação gratuitos.

Fonte: http://www.cultura.ba.gov.br/2015/07/01/biblioteca-virtual-2-de-julho-ganha-nova-cara-e-novo-nome/

Pesquisa online[.png
Youtube.png
Facebook.png
instagram ighb.png
bottom of page