top of page

Missa de 30º dia de falecimento da professora Consuelo Pondé de Sena acontece dia 13 de junho, no Mo


O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia comunica que a missa de 30º dia de sua ex-presidente CONSUELO PONDÉ DE SENA, será realizada no dia 13 de junho, às 9h, no Mosteiro de São Bento. A historiadora faleceu no dia 14 de maio, aos 81 anos, no Hospital Português, em decorrência de complicações cardiopulmonares. Era viúva do médico e professor Plínio Garcez de Sena, e deixou quatro filhos: Maíra, Maria Luiza, Maurício e Eduardo, quatro netos e dois bisnetos.

Consuelo Pondé de Sena presidiu o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia por 19 anos. Durante 31 anos, foi professora de Tupi, do Departamento de Antropologia da Ufba. Na mesma Faculdade, lecionou História da Arte. Mais tarde, assumiu o Centro de Estudos Baianos da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, foi diretora da Casa de Rui Barbosa da ABI, e do Arquivo Público do Estado. Escreveu os livros: Trajetória Histórica de Juazeiro, em colaboração com Angelina Garcez (1992), Cortes no Tempo (crônicas), A Hidranja azul e o Cravo vermelho (crônicas), Bernardino de Souza: vida e obra(2010) e No insondável tempo (2013). Articulista dos jornais Tribuna da Bahia e A Tarde, era membro de dezenas de instituições culturais no Brasil e no exterior. Coordenou e presidiu vários encontros ligados à história, geografia e ciências afins. Foi eleita para a Cadeira nº. 28 da Academia de Letras da Bahia, quando tomou posse no dia 14 de março de 2002.

Centenas de mensagens têm sido recebidas pela família e pelo novo presidente do IGHB, Eduardo Morais de Castro, lamentando o falecimento da professora Consuelo Pondé. As correspondências destacam a importância da historiadora, que teve papel fundamental no fortalecimento das manifestações culturais e históricas do Estado. Durante a celebração da missa será distribuído um folheto com algumas dessas mensagens, um registro fotográfico, além do artigo “O pranto da madrugada”, publicado na Tribuna da Bahia, onde a historiadora relata detalhes da doença que a vitimou, além de pedir apoio de todos os baianos para a manutenção do Instituto Geográfico e Histórico, que completou 121 anos no dia 13 de maio.

SERVIÇO

Missa 30º dia do falecimento da historiadora Consuelo Pondé de Sena 13 de junho, às 9h Mosteiro de São Bento Largo de São Bento, 1 - São Bento, Salvador - BA, 40020-190 IGHB: 71 3329 4463/99745858

Pesquisa online[.png
Youtube.png
Facebook.png
instagram ighb.png
bottom of page