top of page

Eduardo Morais de Castro, novo presidente do IGHB


A diretoria do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia esteve reunida na tarde desta terça(19), após o falecimento da ex-presidente, professora Consuelo Pondé de Sena. A reunião teve início com um minuto de silêncio, seguida da primeira pauta do dia: dar posse ao empresário Eduardo Morais de Castro, como presidente do IGHB. O então vice-presidente, desde agosto de 2014, ocupava o exercício da presidência da instituição, em decorrência do afastamento da professora Consuelo por recomendações médicas. Na sequência, os diretores discutiram a continuidade dos projetos culturais do Instituto, garantidos na gestão da historiadora, além de novas parcerias de projetos. Na oportunidade, o presidente anunciou que a missa de 30º dia pelo falecimento da historiadora acontecerá dia 13 de junho, às 9h, no Mosteiro de São Bento.

Estiveram presentes: Eduardo Morais de Castro (presidente), Newton Cleyde Alves Peixoto(secretário), José Nilton Pereira (2º vice-presidente), Antonio Luiz Calmon Teixeira (consultor jurídico), Zita Magalhães Alves (diretora do Arquivo), Carlos Eugênio Junqueira Ayres(diretor da Biblioteca), Sergio Mattos (diretor de publicações), Edivaldo Boaventura (orador oficial), Wilson Sardinha (diretor financeiro), Fernando Souza (diretor adjunto).

Saiba mais sobre o presidente do IGHB:

Eduardo Morais de Castro nasceu em Salvador, a 27 de janeiro de 1948. Provém de uma família com tradição empresarial, que vem desde o bisavô, João Gomes, importante comerciante na praça de Salvador. Seu avô, Manoel Lopes de Azevedo Castro, foi vice-presidente da Associação Comercial da Bahia no período de 1919 a 1924. O pai, Álvaro Gomes de Castro, fundou em 15 de julho de 1960 a Morais de Castro Comércio e Importação de Produtos Químicos Ltda.

Formado em Administração de Empresas pela Unifacs, é pós-graduado em Logística pela Universidade Estácio de Sá.

Participa de diversas instituições, dentre elas o IGHB, Instituto Genealógico da Bahia, Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Conceição da Praia, da Devoção do Senhor Bom Jesus do Bomfim e da Santa Casa da Misericórdia da Bahia. Foi presidente do Conselho de Curadores do Imic - Instituto Miguel Calmon de Estudos Sociais e Econômicos, diretor da Associação Brasileira do Comércio de Produtos Químicos e Petroquímicos. Atua como conselheiro da Unifacs, Liga Baiana contra o Câncer. Diretor do Conselho Regional de Administração, integrante da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém. Foi presidente da Associação Comercial da Bahia de 2007 a 2011, período que se comemorou o bicentenário da entidade. É casado com a arquiteta Amélia Maria Guimarães de Castro e pai de três filhos e avô de dois netos.

Pesquisa online[.png
Youtube.png
Facebook.png
instagram ighb.png
bottom of page