top of page

UNEB: UNEB lamenta falecimento de Consuelo Pondé de Sena, presidente do IGHB

A Universidade do Estado da Bahia lamenta o falecimento da Presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), Consuelo Pondé de Sena, referência acadêmica baiana em áreas de conhecimento como Geografia, História, Sociologia e Antropologia.

A pesquisadora nasceu em Salvador no dia 19 de janeiro de 1934, graduou-se em Geografia e História em 1956 e concluiu o mestrado de Ciências Sociais em 1977. Este era o quinto mandato à frente do Instituto.

Além de presidente do IGBH, Consuelo era membro da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), da Associação Nacional de Professores Universitários de História (ANPUH), da Sociedade Brasileira de Pesquisa Histórica, da Academia Baiana de Educação e da Academia Portuguesa da História.

Como historiadora, a pesquisadora teve uma série de livros publicados: “Portugueses e africanos em Inhambupe, 1750-1850″ (1977); “Introdução ao estudo de uma comunidade do agreste baiano: Itapicuru” (1979); “A imprensa revolucionária na Independência” (1983); “Os Dantas de Itapicuru” (1987); além das crônicas “Cortes no Tempo” (1997) e “A Hidranja Azul e o Cravo Vermelho” (2003).

Pesquisa online[.png
Youtube.png
Facebook.png
instagram ighb.png
bottom of page