top of page

GRUPOBMAIS:

Na manhã desta quinta-feira (14), em Salvador, morreu aos 81 anos a presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), Consuelo Pondé de Sena. Ela estava internada a cerca de quinze dias no Hospital Português, na capital baiana. O velório será realizado na sede do IGHB, no centro de Salvador, nesta quinta.

Consuelo nasceu em Salvador, no dia 19 de janeiro de 1934, filha do médico Edístio Pondé e de Maria Carolina Montanha Pondé. Formou-se em Geografia e História, no ano de 1956 e terminou o mestrado de Ciências Sociais, em 1977. Entre os cargos administrativos ocupados estão a chefia do Departamento de Antropologia e Etnologia da FFCH da Ufba, a diretoria do Centro de Estudos Baianos da Ufba e da Associação Baiana de Imprensa, além de membro do Conselho Permanente da Mulher Executiva da Associação Comercial.

Entre os livros publicados estão Portugueses e africanos em Inhambupe, 1750 (1977), Introdução ao estudo de uma comunidade do agreste baiano: Itapicuru (1979) e A imprensa revolucionária na Independência (1983).

Eduardo Morais de Castro é o presidente em exercício do Instituto desde agosto de 2014, quando Consuelo se afastou por problemas de saúde. O IGHB completou 121 anos de existência em 2015.

Pesquisa online[.png
Youtube.png
Facebook.png
instagram ighb.png
bottom of page