top of page

G1: Morre Consuelo Pondé, presidente do Instituto Geográfico e Histórico da BA

Morreu na manhã desta quinta-feira (14), emSalvador, aos 81 anos, a presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), a historiadora Consuelo Pondé.

Consuelo nasceu em Salvador, no dia 19 de janeiro de 1934, filha do médico Edístio Pondé e de Maria Carolina Montanha Pondé. A professora estava há cerca de 15 dias internada no Hospital Português, na capital baiana.

O velório de Consuelo Pondé será realizado na sede do IGHB, no centro de Salvador, nesta quinta-feira.

Eduardo Morais de Castro, presidente em exercício do Instituto desde agosto de 2014, quando Consuelo se afastou por problemas de saúde, informou que a historiadora sofreu um edema no pulmão, quando foi internada no Hospital Português. Ano passado, Consuelo passou por uma cirurgia cardíaca.

"É uma perda irreparável. Ela era presidente do IGHB há 20 anos. Se a instituição ainda está de pé, é por causa da tenacidade dela, da sua busca por manter uma instituição cultural de pé, e enfrentar as muitas dificuldades. Ela tinha um caráter combativo na busca por essa sobrevivência", relatou Eduardo Morais de Castro. O IGHB completou 121 anos anos de existência na quarta-feira (13), mas não houve comemoração em respeito pelo estado de saúde da presidente.

Além de presidente do IGBH, Consuelo era membro da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), Associação Nacional de Professores Universitários de História (ANPUH), Sociedade Brasileira de Pesquisa Histórica, Academia Baiana de Educação e Academia Portuguesa da História.

Como historiadora, a pesquisadora teve uma série de livros publicados: Portugueses e africanos em Inhambupe, 1750 (1977); Introdução ao estudo de uma comunidade do agreste baiano: Itapicuru (1979); A imprensa revolucionária na Independência (1983); Os Dantas de Itapicuru (1987); além das crônicas Cortes no Tempo (1997) e A Hidranja Azul e o Cravo Vermelho (2003).

O corpo de Consuelo será velado a partir das 14h desta quinta-feira, no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), situado na Avenida Sete de Setembro. Já a cerimônia de cremação será realizada às 11h de sexta-feira (15), no Cemitério Jardim da Saudade, no bairro da Federação.

Repercussão

O governador da Bahia, Rui Costa manifestou solidariedade à família de Consuelo Pondé. "O mundo acadêmico baiano e brasileiro perdeu nesta quinta-feira uma de suas maiores expressões. A historiadora e educadora Consuelo Pondé de Sena foi um exemplo de amor à Bahia, com relevantes serviços prestados ao Estado. Presto, neste momento de tristeza, a minha solidariedade e junto o meu pesar ao de seus familiares, amigos e admiradores, certo de que a sua obra jamais será esquecida. Que Deus conforte a sua família neste momento de luto e de profunda dor", disse o governador por meio de comunicado oficial.

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia emitiu nota lamentando o falecimento de Consuelo Pondé. "A SecultBA transmite o seu profundo pesar pelo acontecido aos familiares e amigos. A historiadora ocupava a presidência do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia e teve papel importante para o fortalecimento das manifestações culturais e históricas baianas", diz o comunicado.

Também por meio de nota, o prefeito ACM Neto falou sobre o papel da historiadora e as mudanças da educação. "Consuelo Pondé dedicou toda a sua vida para preservar a memória da Bahia, a memória de Salvador. Foi uma intelectual que esteve sempre ligada às transformações na educação e na cultura. Aos familiares e amigos da historiadora, os meus sentimentos".

Ainda em nota, o secretário municipal da Educação, Guilherme Bellintani, lamentou a morte da ex-presidente do IHGB. "A história de Consuelo Pondé faz parte da história da Educação e dos movimentos culturais de Salvador. Ela nos deixa um legado de sensibilidade, força e perseverança. Fará muita falta", disse.

Pesquisa online[.png
Youtube.png
Facebook.png
instagram ighb.png
bottom of page