top of page

Correio da Bahia: Consuelo Pondé de Sena morre aos 81 anos, em Salvador

Morreu, aos 81 anos, Consuelo Pondé de Sena. A presidente do Instituto Histórico e Geográfico da Bahia (IHGB) sofreu uma arritmia cardíaca e morreu na manhã desta quinta-feira (14), no Hospital Português. Ela foi internada no último dia 26 de abril, devido a complicações decorrentes de uma pneumonia.

Quatro dias antes de ser hospitalizada, ela publicou um texto no jornal Tribuna da Bahia em que relatou a doença. "Desde que passei a conviver com essa 'pulmonite', comecei a experimentar novas e desagradáveis emoções, antes jamais por mim sentidas. Doença terrível que me tolhe o tônus vital, deixando-me diferente do que sou, ou fui", escreveu. E completou: "Não tenho certeza de que voltarei a ser a mesma, porque senti na pele a fragilidade da nossa condição humana e me sinto outra pessoa".

No texto, ela lembrou ainda a festa de 121 anos do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia. "A festa dos 121 anos da instituição cultural mais antiga do Estado deve merecer o apoio de todos os baianos. Por outro lado, no seu último pronunciamento no IGHB, o representante do governador Jaques Wagner, Ubiratan Castro de Araújo, declamou enfático ser a instituição “o verdadeiro Museu da História da Bahia”.

Biografia Consuelo Pondé de Sena nasceu em Salvador, no dia 19 de janeiro de 1934. Formada em Geografia e História, ela foi orientada pelo historiador José Wanderley de Araújo Pinho, seu mestre de História do Brasil e da Bahia. Concluiu o mestrado de Ciências Sociais em 1977.

Entre os cargos administrativos ocupados, foi Chefe do Departamento de Antropologia e Etnologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Ufba e diretora do Centro de Estudos Baianos da Ufba. Ela exercia o quinto mandato na presidência do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia.

Lamento

O secretário municipal da Educação, Guilherme Bellintani, lamentou a morte da ex-presidente do Instituto Histórico e Geográfico da Bahia (IHGB), Consuelo Pondé de Sena. “A história de Consuelo Pondé faz parte da história da Educação e dos movimentos culturais de Salvador. Ela nos deixa um legado de sensibilidade, força e perseverança. Fará muita falta”, disse.

Pesquisa online[.png
Youtube.png
Facebook.png
instagram ighb.png
bottom of page