top of page

Histórias dos Deportados Políticos Do Estado Pontifício no Brasil do Século XIX" é tema de pale


Palestrante:

Antonella Rita Roscilli – ITÁLIA

Membro Correspondente IGHB

Resumo:

Através de ensaios e documentação de alguns pesquisadores, historiadores e arquivistas italianos, e publicados na segunda parte do século XX na prestigiosa revista italiana “Rassegna Storica del Risorgimento”, a palestra pretende reconstruir, entre outras, trechos da história dos presos políticos do estado pontifício e seu exílio forçado no Brasil do século XIX. Comparando dados encontrados em renomados Arquivos italianos quais por exemplo o “Archivio di Stato di Roma” se descobre que alguns deles participaram de eventos e acontecimentos muito importantes no Brasil, trazendo seus ideais e valores políticos nas lutas para a independência da própria Bahia na primeira metade do século XIX. Parte deste estudo foi já publicado na Revista italiana “Sarapegbe”, na coluna “Boa Sorte” com curadoria do pesquisador italiano Andrea Lilli.

Notas Biográficas:

ANTONELLA RITA ROSCILLI. Brasilianista, escritora, pesquisadora, jornalista e tradutora italiana, se dedica há muitos anos à divulgação da cultura brasileira na Europa. Na Italia è membro da AGE, Seção Italiana da AJE-AEJ (Association of European Journalists). Formada em Literatura Brasileira e Países da África Lusófona na Universidade “La Sapienza” de Roma, è Mestre em Cultura e Sociedade pela UFBA, Membro Correspondente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia e Membro Correspondente da Academia Baiana de Letras. Colaboradora da Fundação Casa de Jorge Amado em Salvador. E’ biografa da memorialista Zélia Gattai Amado. Na Itália trabalha na Rai- Radiotelevisione Italiana (a maior Tv pública italiana).

Como jornalista fundou e dirige na Itália “Sarapegbe”,(www.sarapegbe.net), sobre Cultura e Sociedade do Brasil, África e Outros Mosaicos, uma Revista internacional de Dialogo Intercultural publicada em italiano e em português. E’ idealizadora na área documentaristica. Contribuiu e impulsionou a realização do primeiro documentário italiano e europeu sobre a biografia do escritor Jorge Amado: “Realtà e Magia di Jorge Amado” di Silvana Palumbieri (Rai-Teche. 2012), na ocasião do Centenario do escritor. Colabora com revistas nacionais e internacionais quais "Paese Italia Press-Periodico Europeo di Informazione", "PATRIA (ANPI), “Latinoamerica e tutti i sud del mondo”, Latitudes-Cahiers Lusofones na França, etc. Publicou até agora vários ensaios sobre a emigração italiana no Brasil e duas obras literárias sobre Zélia Gattai: “Zélia de Euà Rodeada de estrelas” (Ed. Casa de Palavras) e “Da palavra à imagem em Anarquistas graças a Deus de Zélia Gattai (Ed. Edufba). Escreveu o prefacio da edição italiana do livro “Un cappello da viaggio” (Sperling e Kupfer.- Coletanea Continente desaparecido).

Pesquisa online[.png
Youtube.png
Facebook.png
instagram ighb.png
bottom of page