top of page

VI Congresso de História da Bahia é aberto no Othon Palace Hotel

Foto: Edgar Souza

Com o tema “Festa e Comida”, ocorreu na manhã desta segunda-feira, no Bahia Othon Palace, a abertura do VI Congresso de História da Bahia. O encontro, que segue até o dia 24, é comemorativo aos 120 anos de fundação do Instituto Geográfico e Histórico, e conta com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado, Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, da Prefeitura, UCSal, além do apoio da Bahiatursa, Rádio Metrópole e IRDEB.

Presidido pela historiadora Consuelo Pondé de Sena (ausente por recomendações médicas) e coordenado pela professora Maria Helena Flexor, serão discutidos temas sobre festas e comidas, típicas da Bahia, bem como de países que tiveram contato com os portugueses, com a proposta de resgatar essas tradicionais manifestações culturais.

A sessão foi aberta pelo vice-presidente do IGHB, Eduardo Morais de Castro, que saudou a todos, justificando a ausência da professora Consuelo Pondé de Sena. Na sequencia, o pró-reitor da Ucsal pontuou a importância do congresso e da parceria com o Instituto. “Desejo um encontro de altíssima qualidade, assim como todos os eventos organizados pelo Instituto. Discutir festa e comida é uma grande celebração”.

_MG_3348.JPG

Foto: Edgar Souza

Ao resgatar a história do IGHB, cuja sede atual foi construída com subscrição pública, graças ao empenho do então secretário perpétuo, sergipano Bernardino José de Souza, o presidente da Academia de Letras da Bahia, Aramis Ribeiro Costa, ressaltou que tanto o IGHB quanto a ALB têm sido mantidas com muito esforço, através da bravura pessoal de alguns membros, o que também incluiu a atuação do jornalista Jorge Calmon, quando presidente de honra da entidade. “Há 18 anos temos a professora Consuelo Pondé de Sena à frente desta centenária instituição cultural. Além de uma dirigente excepcional, Consuelo é uma heroína. Graças a sua atuação, o IGHB chega aos nossos dias com grande prestígio e força”.

Representando a Secretaria de Cultura de Salvador, o presidente da Fundação Gregório de Mattos, Fernando Guerreiro, reforçou as palavras do presidente da ALB. “A nossa presidente Consuelo Pondé de Sena é, de fato, uma guerreira. Com o tema festa e comida, o saber tem um lado lúdico, prático e particular. Essa é a chave para que o Instituto continue renovando suas atividades por mais 120 anos”.

Ao homenagear os 120 anos da Casa da Bahia, o secretário de Cultura do Estado, professor Albino Rubim, declarou que, ao ser procurado pela diretoria do IGHB, abraçou de imediato o tema do conclave. “No geral, ainda encontramos preconceito em áreas de conhecimento como festa. A Secult leva isso muito a sério. Festa é algo multifacetado. Tem o lado lúdico, da sociabilidade, da construção da identidade, e um papel cultural importantíssimo. Não existe sociedade sem festa”.

As palavras de saudação da professora Consuelo Pondé de Sena foram lidas pelo orador oficial do IGHB, professor e acadêmico Edivaldo Boaventura. Além de relembrar todos os congressos realizados pela Casa desde 1949, a professora Consuelo pontuou a necessidade em debater festa e comida. “A alimentação comporta várias análises independentes e também complementares, sendo objeto de estudo de vários estudiosos, desde os preocupados com a questão nutricional, aos relacionados com a economia, a composição dos alimentos, as diferenças de consumo, as tradições culinárias, preferências, tabus alimentares, aspetos simbólicos da alimentação, enfim, um sem número de interesses e motivações” (ver discurso completo no link abaixo).

No encerramento da mesa de abertura, o presidente de honra do IGHB, ex-governador Roberto Santos deu as boas vindas ao público e aos conferencistas de todo o país, que estarão até quarta debatendo uma diversidade de saberes e sabores. “Por isso é que esses sabores estão reunidos na Bahia e à disposição dos que aqui chegam. Um bom evento a todos, neste tema tão bem escolhido pela nossa querida presidente Consuelo Pondé de Sena”.

Por Cleide Nunes

Assessoria de Comunicação

Pesquisa online[.png
Youtube.png
Facebook.png
instagram ighb.png
bottom of page