top of page

Mini-curso destaca vida e obra de Dorival Caymmi

No ano do centenário de Dorival Caymmi, o IGHB promove nos dias 7 e 8 de maio, das 14h às 17h, um curso sobre sua vida e obra. Um dos maiores compositores populares do século XX, Caymmi nasceu em Salvador, dia 30 de abril de 1914. Saiu da Bahia e conquistou o Brasil no fim a década de 1930. Deixou sua marca como compositor de canções praieiras, em que o mar, seus mistérios, lendas e personagens de pescadores, tornaram-se temas clássicos de nosso cancioneiro, sendo neste aspecto, o introdutor das canções com temáticas praieiras na música popular brasileira.

Morando no Rio de Janeiro, capital do país, Caymmi tem ainda a oportunidade de expandir seu universo criativo, e torna-se, igualmente, um compositor refinado e inspirado de belos sambas canções, sendo considerado por alguns como um dos precursores da Bossa Nova, devido à modernidade de suas canções.

Caymmi ainda deixou como legado uma família musical, personificada em seus filhos Nana, Dori e Danilo, que com seus talentos ajudaram a consolidar ainda mais a obra do grande mestre baiano.

A vida e obra deste artista múltiplo, que foi também pintor talentoso, serão apresentadas durante o mini-curso, em três partes: Caymmi e a Bahia, Caymmi e suas canções praieiras e Caymmi romântico e sentimental. O público terá a oportunidade de ouvir suas canções em gravações originais, relacionando-as tematicamente e temporalmente, numa viagem que se inter-relaciona com a própria história da música popular brasileira e suas conexões com a vida cultural do país.

O curso acontece na sede do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia e tem entrada gratuita. A inscrição pode ser feita pelo email ighbahia@gmail.com.

Mais informações no site www.ighb.org.br ou na sede do IGHB – Avenida Joana Angélica, 43 – Piedade. Tel. 71 3329 4463.

Pesquisa online[.png
Youtube.png
Facebook.png
instagram ighb.png
bottom of page