top of page

127 anos do IGHB - Live desta quinta(20) será uma homenagem ao historiador Francisco Menezes



Nesta quinta (20) de maio, às 17h, acontece a segunda live comemorativa aos 127 anos de fundação do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, que homenageará o historiador e secretário perpétuo da Casa da Bahia, Francisco da Conceição Menezes. Participarão do encontro virtual (com transmissão pelo canal youtube/ighbba), os professores Luiz Alberto Freire (Ufba), Simone Dias C. de Oliveira (UNEB) e Jaime Nascimento (IGHB), que fará a mediação. O terceiro e último encontro das celebrações ao 13 de maio será dia 27, quando entra em pauta a obra do político José Wanderley de Araújo Pinho.

O professor Francisco da Conceição Menezes se tornou sócio efetivo do IGHB em 1920, aos 24 anos de idade. Dois anos depois já participava de um concurso público para professor do Gymnasio da Bahia, sendo aprovado em primeiro lugar com nota máxima. O mesmo ocorrendo em outro concurso onde se tornou docente-livre e cathedrático interino da Cadeira de História do Brasil do Gymnásio da Bahia. O convite é para conhecermos a erudição contida nas teses dos concursos deste homem negro que ousou expor sua intelectualidade na sociedade baiana do alvorecer do século XX.


O IGHB é uma das instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA).

Pesquisa online[.png
Youtube.png
Facebook.png
instagram ighb.png
bottom of page