top of page

Água para todos: cidades e periferias da Bahia - riscos e perigos' é tema de live dia 12 de junho

Atualização: Por motivos internos a live foi cancelada.

Nesta segunda-feira (12) de junho, às 17h, o Setor de Geografia do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia promove o ciclo de debates “Água para todos os lados: cidades e periferias da Bahia - sobre riscos e perigos”, na agenda de comemorações pelo Dia do Geógrafo (29 de maio).


A live, direto do canal www.youtube.com/ighbba, terá as participações dos professores doutores Lutiane Queiroz de Almeida (UFRN) e Jémison Mattos dos Santos (UEFS), com mediação do especialista Luciano de Almeida Lopes (professor e sócio efetivo do IGHB). Em debate, os principais aspectos relacionados aos riscos e perigos que as cidades e periferias da Bahia enfrentam no contexto das mudanças do clima.
Merece atenção à população exposta a esse processo, a vulnerabilidade social e as capacidades de resposta e adaptação às inundações sob influência das mudanças climáticas, bem como a compreensão do “complexo geoambiental”, da urgência de planejamento e gestão do ambiente, dentre outros aspectos, com base em dados e informações cientificas consistentes, para auxiliar o enfrentamento do desafio e superação da crise climática e da problemática socioambiental que afetam nossas cidades.

Lutiane Queiroz de Almeida é doutorem Geografia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, Campus de Rio Claro, com período sanduíche na Université de Paris X, Nanterre. Atualmente é Prof. Associado do Departamento de Geografia, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Professor do Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografiada UFRN, coordenador do grupo de pesquisa GEORISCO - Dinâmicas ambientais, Riscos e Ordenamento do Território e do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Desastres - NUPED-UFRN.

Jémison é Doutor em Geografia pela Universidade Federal Fluminense/UFF e Universidade de Coimbra/UC(Doutorado Sanduíche, no Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território/CEGOT). Atualmente é Prof. Adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Coordenador do grupo de pesquisa GEOLANDS - Ciência, tecnologia em evolução da paisagem, solos e planejamento. Membro do Setor de Geografia do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia – IGHB-BA.

O IGHB é uma das instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). Funciona de segunda a sexta, das 13h às 18h.

Comments


Pesquisa online[.png
Youtube.png
Facebook.png
instagram ighb.png
bottom of page