top of page
IGHB_edited.png

 

Fundado em 13 de maio de 1894, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia é a entidade cultural mais antiga do Estado, com 127 anos de funcionamento ininterrupto. É qualificado como organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), sem fins lucrativos, conforme a Lei Federal nº 9.790, de 23 de março de 1999.

Tem como finalidade a promoção de estudos, do desenvolvimento e difusão dos conhecimentos de Geografia, de História e Ciências afins, além da defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico baiano e brasileiro.

A Casa da Bahia possui a maior coleção de jornais e o maior acervo cartográfico do Estado. Na Biblioteca Ruy Barbosa e Arquivo Histórico Theodoro Sampaio estão milhares de títulos e imagens à disposição do público.

O IGHB edita livros e periódicos, dentre estes uma Revista e um boletim informativo, além de promover encontros e congressos relacionados com a Geografia e a História da Bahia.

É o guardião do Pavilhão 2 de Julho, no Largo da Lapinha, onde estão os dois principais símbolos da maior festa cívica do país: o Caboclo e a Cabocla.

Com funcionamento de segunda a sexta, das 13h às 18h, é uma das instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). 

Pesquisa online[.png
Youtube.png
Facebook.png
instagram ighb.png
bottom of page