Vamos estudar Iorubá? Live acontece dia 7 de dezembro

A língua Iorubá era falada na nossa Bahia como uma língua franca do povo africano, independente da sua respectiva etnia. Os Nagô foram os últimos povos escravizados ao chegar ao Brasil, em especial à Bahia.

Como viviam de forma urbanizada na África, logo se adaptaram as nossa cidades, se estabelecendo como modelo cultural. Conta-se que, cheios de orgulho, perguntavam aos outros negros ,"şe o n gbo Nàgó" ?(xê um bó Nagô?) ou seja, "você entende Nagô? A Língua falada por 40 milhões de indivíduos a língua Nagô é chamada de língua Iorubá. Vamos estudá-la?


A live é um encontro promovido pelo Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, em parceria com o Gabinete Português de Leitura e acontece dia 7 de dezembro de 2020, às 16h. Será apresentada pelo professor mawó Adelson Silva de Brito (associado do IGHB) que, recentemente, ministrou curso on-line de Língua Iorubá, realizado pelo GPL.


O IGHB é uma das instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). Apenas durante a pandemia tem horário especial de funcionamento: segunda, quarta e sexta, das 13h às 18h e está situado na Piedade (Avenida Joana Angélica, 43).





Horário de funcionamento do IGHB

 

Visitação: de segunda a sexta, das 13h às 18h

 

Biblioteca: de segunda a sexta, das 13h às 18h

 

Arquivo: de segunda a sexta, das 13h às 17h

 

Administrativo: de segunda a sexta, das 13h às 18h

Avenida Joana Angélica, 43 - Piedade - Salvador - BA - CEP 40.050-001 Fones: (71) 3329-4463 / 3329-6336  - Email: ighbahia@gmail.com

Funcionamento: segunda, quarta e sexta, das 13h às 18h (Durante a Pandemia da Covid-19) IGHB - Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.