IGHB promove seminário e lançamento de e-book em homenagem a Manoel Querino - dias 27 e 28 de julho






Nos dias 27 e 28 de julho de 2021, das 16h às 18h, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia promove o seminário e lançamento de e-book “(Re)apresentando Manuel Querino”. O encontro virtual (canal youtube.com/ighbba) vai debater a obra multifacetada de Manuel Raimundo Querino, além de suas contribuições para a valorização da participação africana na formação da sociedade brasileira.


Nascido no dia 28 de julho de 1851, em Santo Amaro da Purificação (BA), ainda no tempo da vigência da escravidão, a infância de Querino foi atribulada, como de resto toda a sua vida. A epidemia de cólera de 1855, em Santo Amaro, matou os seus pais. Foi confiado, então, aos cuidados de um tutor, o professor Manoel Correia Garcia, que o iniciou nas primeiras letras.​ ​

Tornou-se escritor, jornalista, historiador, político, desenhista, músico, pintor, líder operário, biógrafo, professor fundador do Liceu de Artes e Ofícios e do Colégio dos Órfãos de São Joaquim​. Sócio fundador do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia​, foi​ aluno​ também​ fundador da Academia de Belas Artes da Bahia (hoje Escola de Belas Artes da UFBA)​ e​ sócio da Sociedade Protetora dos Desvalidos - SPD, do Montepio dos Artistas e Montepio dos Artífices, ​além de ​Membro da Sociedade Bolsa dos Patriotas, Irmão da Irmandade dos Homens Pretos​ e​ antropólogo autodidata.


Durante o seminário será lançado a coletânea (Re)apresentando Manuel Querino, editada e organizada pela pesquisadora inglesa Sabrina Gledhill.​ ​​​A obra reúne artigos da autoria de Jorge Calmon, Eliane Nunes, Christianne Vasconcellos, Jeferson Bacelar, Carlos Alberto Dória e Sabrina Gledhill, com prefácios de Paulo Farias e Jaime Nascimento e uma introdução de Flávio Gomes​. Procura abordar, realçar e fazer jus a várias facetas da atuação e do pioneirismo de Querino. Faz parte de uma longa campanha para homenagear e (re)apresentar um “ilustre desconhecido” que enfrentou os preconceitos de sua época com tinta e papel.


O IGHB é uma das instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA)


PROGRAMAÇÃO

Terça-feira, 27 de Julho de 2021

16h às 18h - Mesa Redonda: Prof. Jaime Nascimento (IGHB); Prof. Dr. Luiz Alberto Freire (EBA-UFBA); Profa. Msc. Renata Silva Cardoso (PPGA-UFBA)


Quarta-feira, 28 de Julho de 2021

16h às 18h - Mesa Redonda: Profa. Dra. Christianne Silva Vasconcellos (Universidade Nacional da Colômbia); Prof. Dr. Flávio Gomes (UFRJ); Prof. Dr. Jeferson Bacelar (CEAO-UFBA); Profa. Dra. Sabrina Gledhill (IGHB)


Assista: Canal www.youtube.com/igbba​



Horário de funcionamento do IGHB

 

Visitação: de segunda a sexta, das 13h às 18h

 

Biblioteca: de segunda a sexta, das 13h às 18h

 

Arquivo: de segunda a sexta, das 13h às 17h

 

Administrativo: de segunda a sexta, das 13h às 18h