Revolução dos Cravos é tema de live que acontece em 25 de abril

​Face à situação que se vivia em Portugal (Guerra Colonial e ditadura), um grupo de militares começou a organizar uma revolução com o objetivo de derrubar o governo. Foi o MFA – Movimento das Forças armadas- que, a 25 de abril de 1974, pôs em marcha um golpe militar que terminou com o Estado Novo.


Duas personalidades destacaram-se nesta revolução: Otelo Saraiva de Carvalho, que planeou e coordenou, do posto de comando no Quartel da Pontinha, as operações militares, e Salgueiro Maia, que coordenou as operações no terreno. Os militares cercaram o Quartel do Carmo, onde estava refugiado Marcello Caetanos, que, juntamente com Américo Tomás, foi preso e, posteriormente, autorizado a partir para o exílio, no Brasil.


Este movimento teve, desde o início, a adesão popular: as pessoas saíram às ruas, comemoraram o sucesso das operações e distribuíram cravos aos soldados. É por essa razão que esta revolução ficou também conhecida como a Revolução dos Cravos.​


Quer saber mais? Acompanhe a nossa live com as participações dos professores Miguel Corrêa Monteiro (Academia Portuguesa da História) e Alfredo Matta (UNEB), no dia 25 de abril de 2022 (segunda-feira), às 17 horas, no canal youtube.com/ighbba.


O IGHB é uma das instituições apoiadas pelo programa de Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Fundo de Cultura da Bahia). Mais informações no site www.ighb.org.br




Pesquisa online[.png
Youtube.png
Facebook.png
instagram ighb.png