Professor Luiz Mott fala sobre a Inquisição nesta terça (20) de abril



O professor doutor Luiz Mott (Ufba) fará a palestra “Inquisição: 200 anos da extinção do Monstro Terrível - 1821-2021”, promovida pelo Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, na próxima terça (20) de abril, às 17 horas, no canal do youtube.com/ighbba.

Fundada em 1536, a Santa Inquisição Portuguesa durante quase três séculos de atuação prendeu mais de 40 mil hereges e desviantes sexuais, dos quais aproximadamente 1300 foram queimados nas fogueiras dos Autos de Fé. Dentre esses, 30 moradores do Brasil.


“Reconstruiremos nessa live os principais aspectos do funcionamento do Tribunal do Santo Ofício na América Portuguesa, com ênfase no Bispado da Bahia: os crimes mais perseguidos, as visitações realizadas no Nordeste, o perfil dos réus, a pedagogia do medo instituído pelo “Monstrum Terribilem”, as estratégias dos colonos para enfrentar as ofensivas dos Comissários e Familiares do Santo Ofício”, explica o palestrante.


O IGHB é uma das instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA).

Horário de funcionamento do IGHB

 

Visitação: de segunda a sexta, das 13h às 18h

 

Biblioteca: de segunda a sexta, das 13h às 18h

 

Arquivo: de segunda a sexta, das 13h às 17h

 

Administrativo: de segunda a sexta, das 13h às 18h