top of page

Nota de pesar - Mawó Adelson Brito

É com grande pesar que o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia comunica e lamenta o falecimento de seu associado, professor e Mawó Adelson Silva de Brito, ocorrido na manhã desta quarta(3) de maio de 2023.


Frequentador assíduo da agenda cultural da Casa da Bahia, foi palestrante em diversos encontros, além de ter ministrado cursos sobre a Língua Iorubá-Nagô no IGHB, no Gabinete Português de Leitura, Palacete das Artes e em dezenas de outras instituições na Bahia e fora dela.


No Panteon do Instituto lançou, com grande sucesso de público, dois livros: “Exu: Exu Elebara é Vodun Léba” (2018) e “ÒGÚN: Ogun OniIre Alákoro, Gù alágbεdε” (2019). Através do projeto “Sà Hùn, cantando para os Voduns Savalu” apresentou o registro e veiculação de um conjunto de cânticos e orações da Nação Jeje Savalu (em mídia digital e e-book), com apoio da Secult/FPC (Lei Aldir Blanc).


Mestre em Saúde, Ambiente e Trabalho; Licenciado em Física; Pesquisador no campo das desintegrações nucleares naturais, Adelson Brito era professor de Língua e Cultura Iorubá na Casa da Nigéria, e de Língua e Cultura Iorubá no Centro de Cidadania - CECI do Departamento de Direito da UNIFACS, dentre outras instituições de ensino. Atualmente, as suas funções religiosas na Tradição de Matriz Africana Jeje-Nagô, no cargo de Mawó (Ministro de Grande Confiança e Embaixador entre as Culturas Jeje e Nagô) eram foco da sua atuação.


Nossos sinceros sentimentos aos familiares, amigos e admiradores do mawó Adelson, que tanto defendeu a memória, a cultura e a ancestralidade africana.


O sepultamento ocorrerá nesta quinta(04) de maio, às 10h, na sala 6 no Cemitério Campo Santo.




Comments


Pesquisa online[.png
Youtube.png
Facebook.png
instagram ighb.png
bottom of page