top of page

Lançamento virtual do livro de Itan Cruz sobre a trajetória de Amanda Paranaguá será 27 de abril

Nesta quinta (27) de abril/23, às 17h, através do canal youtube.com/ighbba, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia promove o lançamento virtual do livro “Jogo de damas - Amanda Paranaguá: memória, baianismo, poder na corte do Brasil e além, 1849-1931”, com mediação da museóloga Rita Fonseca.


O livro do autor Itan Cruz é um estudo de trajetória de Maria Amanda Lustosa da Cunha Paranaguá, nascida em Salvador, em 1849, e falecida no Rio de Janeiro, em 1931. Apontada como mulher de tez “morena” ou notada como “mulatinha” e integrante de uma família baiana que experimentou significativa ascensão social a partir do processo de Independência do Brasil, Amanda Paranaguá conquistou a destacada posição de dama da herdeira do trono. Ao longo da leitura, é possível acompanhar a trajetória dessa mulher de cor que ocupou as principais casas do tabuleiro político do Império, vivendo à sombra do poder imperial, atrás do trono, e agora de frente para a História.


O IGHB é uma das instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). Funciona de segunda a sexta, das 13h às 18h.




Comments


Pesquisa online[.png
Youtube.png
Facebook.png
instagram ighb.png
bottom of page