Inscrições abertas para o Curso sobre História de Salvador e Recôncavo, de 1801 a 1850




O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia está com inscrições abertas para o curso “Curso: História de Salvador e Recôncavo 1801 – 1850”, que será realizado de 01 a 28 de fevereiro (Plataforma zoom), com aulas ministradas pelo professor mestre Jair Cardoso (Uneb).


Durante os encontros virtuais, serão abordados assuntos como a cidade de Salvador, as vilas e freguesias do Recôncavo, aureoladas pela Baía de Todos-os-Santos e seus mananciais fluviais durante a primeira metade do século XIX, enfatizando as atividades econômicas, antilusitanismo, participação de Salvador e vilas do Recôncavo no processo de independência do Brasil, posturas municipais, obras de organização e estruturação de Salvador, política higienista, inventários, escravidão, formas de resistência da população escravizada e liberta, formação de uma cultura de matriz africana, costumes e notícias dos primeiros jornais.


De acordo com Cardoso, as temáticas enfocadas no curso são importantes para a compreensão de Salvador e seu Recôncavo no período de formação política do Brasil e do sentimento de provincianismo baiano.


A inscrição tem investimento de 50 (cinqüenta reais) e pode feita através do site www.ighb.org.br ou direto no link do Sympla (link na Bio @ighbahia).


O IGHB é uma das instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). Funciona de segunda a sexta, das 13h às 18h.


Link direto para inscrição:
https://www.sympla.com.br/curso-historia-de-salvador-e-reconcavo--1801---1850__1452091

Horário de funcionamento do IGHB

 

Visitação: de segunda a sexta, das 13h às 18h

 

Biblioteca: de segunda a sexta, das 13h às 18h

 

Arquivo: de segunda a sexta, das 13h às 17h

 

Administrativo: de segunda a sexta, das 13h às 18h