Inscrições abertas para o curso "Conhecer e entender Salvador"

Setor de Geografia do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia promove a segunda edição do curso CONHECER E ENTENDER SALVADOR: DESAFIOS DA CIDADE NA CONTEMPORANEIDADE

Quando: Aulas de setembro a novembro de 2022

GRATUITO COM CERTIFICAÇÃO

Carga horária total: 30 horas


Apoio: IFBAIANO, IFBA, UFBA, UEFS, UNEB, SEI


Coordenação do curso: Dr. Jémison Mattos dos Santos Professor da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS

Coordenação do Núcleo de Geografia do IGHB: Dra. Creuza Santos Lage


Link de inscrição: https://www.sympla.com.br/conhecer-e-entender-salvador-desafios-da-cidade-na-contemporaneidade__1696709?_gl=1*2ag2vq*_ga*MTEyMzc4MDg2NC4xNjUyMTIyOTY4*_ga_KXH10SQTZF*MTY2MTU0MTAzOS43Mi4xLjE2NjE1NDE2NTUuMC4wLjA.


Primeira aula: 13 de Setembro de 2022 – das 14hs às 16 h

Sede do IGHB – Av. Joana Angélica, 43 – Piedade

Demais aulas virtuais sempre às quartas feiras, das 19h às 21h


Objetivo do Curso: Analisar aspectos fundamentais que estruturam e dinamizam a cidade do Salvador, na perspectiva de contribuir para maior compreensão das suas demandas socioespaciais, apresentando possibilidades e encaminhamentos que auxiliem na superação dos principais desafios.


MÓDULO 01 – A QUESTÃO AMBIENTAL NA CIDADE DE SALVADOR

Datas: 13, 21, 28 de Setembro

Colaboradores: Pesquisadores e Professores Doutores – Jémison Santos, Nilton Santana e Plinio Falcão

Ementa: A cidade do Salvador, Clima, Geomorfologia e o complexo geoambiental, Vulnerabilidades e riscos socioambientais, Indicadores ambientais.


MÓDULO 02 –CONTEXTOS SOCIOESPACIAIS DE SALVADOR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Datas: 05, 11, 19 de Outubro

Colaboradores: Pesquisadores e Professores Doutores – Jânio Castro, Noeli Pertile, Rosali Braga

Ementa: Espaço urbano, Produção espacial e Reprodução social, Relação campo-cidade, Infraestrutura urbana e Desigualdade socioespacial.


MÓDULO 03 – SALVADOR NO SÉCULO XXI

Datas: 01, 9 e 16 de Novembro

Colaboradores: Pesquisadores e Professores Doutores – Anderson Gomes, Daniel Ribeiro, Raimundo Nascimento

Ementa: Questões socioespaciais, populacionais, socioeconômicas, ambientais e sanitárias, Racismo Ambiental, Patrimônio Cultural


MÓDULO 04 – VER E VIVER SALVADOR – encerramento do curso

Datas: Previsão 23 de novembro - a combinar com a coordenação

Colaboradores: 01 Participante do Curso e 01 convidado externo

Ementa: O olhar cidadão nas experiências citadinas.


Metodologia: Aulas expositivas (virtuais e presenciais), Leitura e discussão de livros, artigos científicos, apresentação de documentários, filmes e outros elementos audiovisuais.


Bibliografia

ANDRADE, A. B.; BRANDÃO, P; R. B. (Orgs.). Geografia de Salvador. 2ª edição. Editora: EDUFBA, 2009.

CODESAL, Defesa Civil de Salvador. Sistema de Gestão da Defesa Civil - SGDC. Salvador, 2017.

ANDRADE, D.C; ROMEIRO, A.R. (2009): Serviços ecossistêmicos e sua importância para o sistema econômico e o bem-estar humano. IE/UNICAMP n. 155. Campinas.

BAHIA. Secretaria Municipal do Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente. Bacias Hidrográficas no Município de Salvador: Iniciativa de Gestão Integrada. Salvador:PMS/SEPLAN/SMA, 2006.

BARROS, J. R. e ZAVANTINI, João A. Bases conceituais em climatologia geográfica. Mercator – Revista de Geografia da UFC, ano 08, N.16.2009. CAVALHEIRO, F. Urbanização e alterações ambientais. In: TAUK, S. M. Análise ambiental: uma visão multidisciplinar. São Paulo: UNESP, FAPESP, SRT, FUNDUNESP, 1991. p. 88 - 99.

CARMO, E. C. do Vulnerabilidade socioambiental na cidade de Salvador-Bahia: análise espacial das situações de risco e ações de resiliência. Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal da Bahia. IGEO. Tese de Doutorado. 2019.

CODESAL, Defesa Civil de Salvador. Sistema de Gestão da Defesa Civil - SGDC. Salvador, 2017.

ESTEVAM, A.L.D. Climatologia Geográfica e impactos ambientais urbanos na cidade de Salvador, BA. Ed. Lab Cria e Conecta. Santo Antônio de Jesus, BA. 2019.

FERNANDES, C.M; CARVALHO, I.M.M. (2014): “Organização do território e desigualdades sociais na Região Metropolitana de Salvador” em CARVALHO, I.M.M; PEREIRA, G.C (Editores): Salvador: transformações na ordem urbana. Letra Capital/Observatório das Metrópoles, Rio de Janeiro.

MARCONDES, M.J.A. (1999): Cidade e natureza: Proteção dos Mananciais e exclusão social. FAPESP/EDUSP/Studio Nobel, São Paulo

MONTEIRO, C. A F.; MENDONÇA, F. (Orgs). Clima Urbano. São Paulo: Editora Contexto, 2003.192p

SANTOS, E. et al – O Caminho das Águas em Salvador: Bacias Hidrográficas, Bairros e Fontes. Salvador: CIAGS/UFBA; SEMA, 2010.

SANTOS, J. L. de J. A cidade poli (multi) nucleada: a reestruturação do espaço urbano em Salvador. Editora: EdUfba, 2008.

SANTOS, J. M. dos; GOMEZ, L. M. H. Aspectos e alterações ambientais da bacia do rio Paraguari: a emergência da construção de um parque temático na periferia ferroviária de Salvador - BA. Revista do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia , v. 115, p. 127-148, 2020.

SANTANA, N. S. Análise da vulnerabilidade ambiental de Salvador: um subsídio ao planejamento e a gestão territorial da cidade. Programa de Pós-Graduação em Geologia. Universidade Federal da Bahia. IGEO. Tese de Doutorado. 2014.

SALVADOR – SECRETARIA DE INFRA-ESTRUTURA DO MUNICIPIO DE SALVADOR – Relatório-Síntese do Plano Diretor de Encostas de Salvador. Salvador, 2004. SALVADOR – PDDU – Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano da Cidade de Salvador. Salvador, 2004.

VASCONCELOS, Pedro de Almeida. Dois séculos de pensamento sobre a cidade. Editora: Edufba, 2012.




Pesquisa online[.png
Youtube.png
Facebook.png
instagram ighb.png