top of page

Inscrições abertas para curso "Salvador, a Bahia e o Brasil: Iconografia e História – século XX"

As inscrições para o Módulo II do curso “Salvador, a Bahia e o Brasil: iconografia e história – Século XX” já estão abertas. As aulas serão ministradas pelo professor Rafael Dantas de 21 de março a 27 de abril de 2023 (com encontros virtuais às terças e quintas, das 19h às 21h, e de campo, aos sábados. A carga horária é de 40 (quarenta horas) e o investimento de 30 (trinta reais).


Durante os encontros o participante vai saber mais sobre os estudos iconográficos acerca das fotografias, gravuras e pinturas relativos a Cidade do Salvador e a Bahia, ao longo do século XX, utilizando fontes iconográficas e textuais produzidas durante o recorte destacado, além de acompanhar um rico panorama dos documentos históricos e sua devida análise teórica, metodológica e a contextualização com cada época. Assim, a análise das imagens, em cruzamento com os discursos oficiais, matérias de jornais, álbuns fotográficos e demais produções, passam a revelar detalhes de um tempo e suas transformações.


Serão debatidos temas como a “Iconografia baiana no IGHB, com análise das obras visuais da Casa da Bahia”, “Salvador da Bahia: história visual (Recorte de um tempo na República)”, “A Cidade da Bahia e seu Recôncavo”, “Salvador em transição. 1889 – 1912”, “A tessitura urbana e social (século XX)”, “A urbanidade e a arquitetura”, “As artes como documentos de um tempo”, “Bahia no Brasil e no Mundo”, “Seabra, Mangabeira, ACM. Personagens de um tempo”, dentre outros.



O IGHB é uma das instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). Funciona de segunda a sexta, das 13h às 18h.





Комментарии


Pesquisa online[.png
Youtube.png
Facebook.png
instagram ighb.png
bottom of page