IGHB realiza debate virtual sobre o bicentenário da imperatriz Teresa Cristina

IGHB REALIZA DEBATE VIRTUAL SOBRE O

BICENTENÁRIO DA IMPERATRIZ TERESA CRISTINA


Para marcar a passagem do bicentenário de nascimento de Teresa Cristina de Bourbon, esposa de Dom Pedro II e Imperatriz do Brasil de 1842 até 1889 - quando houve a Proclamação da República - o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) promoverá uma LIVE no próximo dia 25 (sexta-feira), às 17 horas, através do canal youtube.com/ighbba. O evento terá como debatedores a pesquisadora italiana Antonella Rita Roscilli que falará diretamente da Itália, onde reside, e o escritor e biógrafo paulista Paulo Rezzutti, autor de vários livros e centenas de artigos sobre aspectos e personagens históricos da família imperial brasileira. A moderação será feita pelo jornalista e pesquisador Jorge Ramos, diretor do IGHB. No evento serão abordados temas como a biografia da Imperatriz Teresa Cristina e suas origens (ela era prima em primeiro grau de Dom Pedro I) e o contexto histórico da época do II Reinado.


Teresa Cristina de Bourbon era italiana e foi a nossa terceira Imperatriz. Suas antecessoras foram a austríaca Dona Leopoldina e Dona Amélia de Leuchtenberg, esposas de Dom Pedro I. Nasceu em Nápoles, em 14 de março de 1822, como Princesa do Reino das Duas Sicílias (na época a Itália ainda não havia sido unificada). Era filha do Rei Francisco I e da infanta Isabel de Espanha, ambos pertencentes à Casa de Bourbon, uma das mais destacadas dinastias européias, com diversos ramos espalhados pela França, Espanha, Itália e Portugal. Casou-se, por procuração, com o Imperador Pedro II, em 1843, e veio para o Brasil no ano seguinte. O casal teve quatro filhos : o príncipe Dom Afonso Pedro (que morreu aos dois anos), as princesas Isabel e Leopoldina e o príncipe Pedro Afonso (que morreu com um ano). A Imperatriz Teresa Cristina morreu na cidade do Porto, em 28 de dezembro de 1889, apenas três semanas após a Família Imperial Brasileira chegar a Portugal, exilada e banida pelo novo governo implantado com o golpe militar que instaurou a República.


O IGHB é uma das instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA).





O QUE : LIVE sobre o bicentenário de nascimento da Imperatriz Teresa Cristina

QUANDO : Sexta-feira(25/03/2022)

ONDE : Canal www.youtube.com/ighbba

Pesquisa online[.png
Youtube.png
Facebook.png
instagram ighb.png