IGHB reúne especialistas para debater “A dinâmica do espaço urbano de Salvador” – Live acontece dia


“A dinâmica do espaço urbano de Salvador” será debatida em live promovida pelo Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, no dia 23 de fevereiro, às 17h (canal youtube.com/ighbba). Farão parte do encontro virtual os professores Adriano Bittencourt Andrade (Ministério da Defesa - CMB) e Paulo Roberto Baqueiro Brandão (Universidade Federal do Oeste da Bahia), com mediação do professor André Nunes (Ifba).


Os especialistas, autores do livro “Geografia de Salvador” (Edufba), farão um panorama sobre as transformações espaciais da cidade de Salvador nos seus quase cinco séculos de fundação. Adriano Bittencourt Andrade desenvolverá análises focais a partir de dados da pesquisa primária sobre a dinâmica urbana do bairro da Pituba ao longo do século XX e mostrará como que os agentes de produção atuaram naquele espaço que espelha a própria dinâmica urbana da capital baiana no século passado.


Já Paulo Roberto Baqueiro Brandão tratará da construção simbólica e material da cidade turística e de como tal processo pode ser considerado como causa, meio e produto de uma dinâmica territorial específica de determinados bairros de Salvador. Em linhas mais específicas, analisará como a metrópole baiana se constituiu em um dos principais centros receptores de turistas do Brasil considerando que, para tanto, depende não apenas de suas expressivas belezas e de cultura imaterial, mas de uma poderosa retórica do consumo do espaço e em soluções urbanísticas aos moldes das cidades-vitrines, o que resulta na conformação, no interior da cidade, de determinadas dinâmicas territoriais onde o turismo prevalece sobre as demais formas de reprodução social e econômica.


Esta live integra as ações de contrapartida do Mapa Cultural, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, com recursos oriundos da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.


Sobre os palestrantes:

Paulo Roberto Baqueiro Brandão: graduado e mestre em Geografia pela Universidade Federal da Bahia, doutor em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco, docente do Curso de Geografia e Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal do Oeste da Bahia e líder do Grupo de Pesquisa Dinâmicas Espaciais e Desenvolvimento Territorial.


Adriano Bittencourt Andrade: licenciado em Geografia pela UCsal, mestre em Geografia pela UFBA e doutor em Arquitetura e Urbanismo, também pela UFBA, possui estágio de pós-doutoramento no Departamento de Geografia da UNB. É autor dos livros “O espaço em movimento: a dinâmica da Pituba no século XX” e “O outro lado da Baía: a gênese de uma rede urbana colonial”.


SERVIÇO

Live “A dinâmica do espaço urbano de Salvador”

23 de fevereiro, às 17h

Canal www.youtube.com/ighbba

Mais informações: www.ighb.org.br






Horário de funcionamento do IGHB

 

Visitação: de segunda a sexta, das 13h às 18h

 

Biblioteca: de segunda a sexta, das 13h às 18h

 

Arquivo: de segunda a sexta, das 13h às 17h

 

Administrativo: de segunda a sexta, das 13h às 18h