top of page

IGHB promove visita guiada para apresentar telas restauradas através do Prêmio Jaime Sodré de Patrimônio Cultural

Nesta quinta-feira (25) de abril de 2024, às 16 horas, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia promove uma visita guiada às suas instalações para mostrar ao público o resultado de recente processo de restauração de treze pinturas de seu acervo. As telas, pertencentes aos séculos XIX e XX, retratam figuras da história baiana e foram selecionadas pelo Studio Argolo Antiguidades e Restaurações. O encontro será coordenado pela museóloga Rita Fonseca com a presença do professor e restaurador José Dirson Argolo, que vai conversar com o público sobre o processo de restauração de obras de arte.


A iniciativa foi contemplada pelo Prêmio Jaime Sodré de Patrimônio Cultural Ano II, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador. Dentre os trabalhos realizados pelo ateliê estão a fixação da policromia, obturação de lacunas, reentelamento, reintegração cromática, limpeza química e mecânica das pinturas, confecção de chassi e nova moldura, além de aplicação de verniz protetor nas telas.


O acervo do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia é de grande importância para a história baiana e brasileira, por retratar fatos e personagens que tomaram parte no desenvolvimento social de nosso povo. Sua pinacoteca é constituída de quase duzentas obras, pode-se admirar retratos de D. João V, D. João VI, D. Pedro I, D. Leopoldina, D. Maria Amélia, D. Pedro II, D. Tereza Cristina e vários outros, além de condes, viscondes e barões do Recôncavo. Merece destaque na pinacoteca os retratos de heróis da Independência da Bahia, Soror Joana Angélica, Maria Quitéria e Lord Cochrane.


Além de importantes obras retratando governadores da Bahia, generais, cavaleiros e damas do período colonial, imperial e republicano, também estão integram a coleção do Instituto, os intelectuais baianos como Rui Barbosa, Castro Alves, historiadores, escritores, pintores, etc. Há também um pequeno número de obras sacras e imagens iconográficas da cidade do Salvador, de grande valor documental.


Os mais expressivos pintores baianos do séc. XIX aí estão representados nestas pinturas, entre eles, João Francisco Lopes Rodrigues, Manoel Lopes Rodrigues, José Antônio da Cunha Couto, José Rodrigues Nunes ..., de valor de qualidade técnica e de autoria. Do séc. XX, destacam-se Presciliano Silva, Vieira de Campos, Rescala, Emídio Magalhães, Robespierre de Farias, sem falar nos nomes nacionais como Antônio Parreiras e os estrangeiros Miguel Navarro e Canizares, Vienot e Morrisset, Ernest Penit e Auguste Petit.


O IGHB está aberto a visitação gratuita sempre de segunda a sexta, das 13h às 17h. Um tour virual ao acervo está disponível no site www.ighb.org.br



Telas restauradas passam a integrar acervo, aberto ao público de segunda a sexta




Processo de restauração será apresentado pelo restaurador José Dirson Argolo

Comments


Pesquisa online[.png
Youtube.png
Facebook.png
instagram ighb.png
bottom of page