IGHB PROMOVE EXPOSIÇÃO E SEMINÁRIO SOBRE PERSONAGENS DA GUERRA PELA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL NA BAHIA


Neste 2 de Julho (das 14h às 18h) - até o dia 8 - o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) apresenta ao público a Exposição “Personagens da Guerra pela Independência do Brasil na Bahia”. O objetivo é proporcionar aos baianos a oportunidade de conhecer de perto as imagens dos homens e mulheres que tiveram um papel decisivo na epopeia do 2 de Julho e que contribuíram, de alguma maneira, para a vitória na guerra que consolidou a Independência do Brasil.

Estarão expostos quadros que retratam as figuras de Maria Quitéria, João das Botas, General Labatut, Lord Cochrane, Joaquim Pires de Carvalho e Albuquerque (Barão de Pirajá), Antonio de Souza Lima, Encourados de Pedrão, dos autores do Hino ao 2 de Julho, Ladislau Titara e José Santos Barreto, além de Joana Angélica, a Mártir da Independência e Abadessa do Convento da Lapa.


Nos dias 5 e 6, às 17h, com transmissão pelo canal youtube.com/ighbba, um seminário vai traçar um perfil histórico de alguns dos personagens que tiveram papel de relevância no processo de conquista da Independência do Brasil, notadamente ligados à guerra que, na Bahia, consolidou a separação de Portugal, e culminou na epopeia do 2 de Julho de 1823. Historiadores e pesquisadores estarão reunidos para falar sobre Joana Angélica, João das Botas, Madeira de Mello, Ladislau Titara, General Labatut e Maria Quitéria.


No site www.ighb.org.br estão abertas as inscrições para a primeira turma do curso História da Bahia deste ano. As aulas acontecem de 11 a 15 de julho, das 14h às 18h, no auditório do IGHB e serão ministradas pela professora doutora Antonietta D´Aguiar Nunes. O investimento é de R$ 50,00 (cinquenta reais) e a carga horária de 20 (vinte) horas com direito a certificação.


O IGHB é uma das instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). Funciona de segunda a sexta, das 13h às 18h.

Saiba mais sobre os personagens


Sóror Joana Angélica – A mártir da Independência (Sóror do Convento da Lapa, foi assassinada por soldados portugueses por impedir o acesso deles ao Convento, onde segundo alegações, “estariam brasileiros fugitivos”).

João das Botas - Liderou uma das embarcações que deu combate a navios portugueses. Foi protagonista das mais importantes batalhas navais na Guerra pela Independência.

Ladislau Titara (O poeta da Independência) - Soldado e poeta, serviu as ordens do General Labatut e deixou valiosos e detalhados escritos. É autor de “Paraguassu”, Epopéia da Guerra da Independência na Bahia e da letra do Hino ao 2 de Julho.

Madeira de Mello - Nomeado Governador das Armas, representou a face da opressão portuguesa do processo da Independência do Brasil.

General Labatut – Francês, serviu como Oficial no Exército de Napoleão Bonaparte. Foi contratado por Dom Pedro para organizar o Exército Brasileiro na luta que, na Bahia travava-se contra as tropas portuguesas que resistiam a Independência do Brasil. Foi deposto do comando quando faltavam poucos meses para a vitória final, em 2 de julho de 1823.

Maria Quitéria –Heroína, teve um papel importante pois representou a adesão das baianas à luta pela Independência. Foi condecorada por D. Pedro e é uma personagem símbolo das festas do 2 de julho.




Pesquisa online[.png
Youtube.png
Facebook.png
instagram ighb.png