IGHB presta homenagem aos 100 anos do nascimento do historiador Cid Teixeira em sessão dia 11 de novembro, às 17h
O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia convida baianos e visitantes para uma sessão solene em homenagem ao Centenário de Nascimento do professor Cid Teixeira, que vai ocorrer no dia 11 de novembro de 2024 (segunda-feira), às 17 horas, no auditório do IGHB (Avenida Joana Angélica, 43 – Piedade). O encontro vai reunir, sob a presidência de Joaci Góes, os especialistas Luis Guilherme Tavares, Rafael Dantas, Marilucia Santana, José de Jesus Barreto, Clarindo Silva, Fernando Oberlaender e Felipe Cavalcante.
O professor, historiador, escritor, advogado e jornalista Cid José Teixeira Cavalcante nasceu em Salvador no dia 11 de novembro de 1924. Foi funcionário e associado do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, ensinou em diversos colégios e faculdades da Bahia e se notabilizou pelo vasto conhecimento sobre o estado. Foi tema do documentário “A Enciclopédia da Bahia”, do cineasta Roberto Gaguinho.
Conhecido pela memória invulgar, disseminou a cultura histórica através de suas aulas, conferências, entrevistas, artigos em jornais, escritos diversos e em programas de rádio, o que o tornaram bastante popular. Durante muito tempo foi a principal referência em temas históricos ligados à Bahia. Como jornalista foi editor-chefe do jornal “Tribuna da Bahia” e no Instituto de Rádio Difusão Educativa da Bahia – IRDEB, implantando a Rádio Educadora da Bahia. Escreveu dez livros de história e colaborou em dezenas de outras publicações do gênero. Foi filiado ao Sindicato dos Jornalistas da Bahia/SINJORBA e à Associação Bahiana de Imprensa /ABI). Em 1993, Cid Teixeira entrou na Academia de Letras da Bahia, onde ocupava a Cadeira 19. Em 2013, recebeu a Comenda 2 de Julho, concedida pela Assembleia Legislativa da Bahia. Morreu em 21 de dezembro de 2021, aos 97 anos.
Comments