IGHB lembra os 150 anos da morte de Castro Alves, em live neste sábado (10) de julho




Para homenagear o poeta Castro Alves (1847-1871), cuja morte completou 150 anos na última terça-feira (6) de julho, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia realizará no sábado (10), às 17 horas, na página youtube.com/ighbba, uma live para discutir aspectos da vida e obra daquele que é considerado o maior nome da poesia brasileira. O encontro virtual reunirá três personalidades que possuem ou desenvolvem atividades com algum grau de afinidade com a vida e a obra de Castro Alves.


Um deles será o jornalista, professor e escritor Muniz Sodré, ocupante na Academia de Letras da Bahia da cadeira que tem como patrono o “Poeta dos Escravos”. Outro será o escritor Saulo Dourado, autor de “O Borbulhar do Gênio”, livro cujo título remete a um verso de Castro Alves e que retrata a relação de amizade entre ele e Ruy Barbosa. O autor cita, inclusive, que ambos frequentaram, quando estudantes em São Paulo, a “Loja Maçônica América”, também frequentada pelo também baiano e abolicionista, Luiz Gama. O terceiro participante será o ator performático Marcos Peralta, que irá declamar e comentar alguns poemas de Castro Alves. A mediação será do jornalista Jorge Ramos (comissão de Cultura do IGHB).


O IGHB é uma das instituições apoiadas pelo programa de Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Fundo de Cultura da Bahia).

Horário de funcionamento do IGHB

 

Visitação: de segunda a sexta, das 13h às 18h

 

Biblioteca: de segunda a sexta, das 13h às 18h

 

Arquivo: de segunda a sexta, das 13h às 17h

 

Administrativo: de segunda a sexta, das 13h às 18h