top of page

IGHB lembra 100 anos do falecimento de Manuel Querino, em sessão dia 7 de março

MANUEL QUERINO - UM INTELECTUAL PRESENTE NA INTENSIDADE DE SEU PENSAMENTO



Há 100 anos, Manuel Raimundo Querino, intelectual, professor, artista, político, militante das causas negras, operárias e populares, nascido em Santo Amaro da Purificação-Bahia a 28 de julho de 1851, era sepultado no Cemitério da Quinta dos Lázaros. Naquela quarta-feira de cinzas do dia 14 de fevereiro de 1923, uma pessoa ilustre entregava sua vida à posteridade, tornando-se referência de intelectual e político que tem marcado as lutas negras na contemporaneidade, através de diversas formas de valorização do seu legado impresso, especialmente, nas obras que publicou. Uma herança inesgotável presente no pensamento que produziu ao longo da vida e que, por muito tempo, ficou invisibilizada.


As ondas do tempo chegaram à praia e hoje podemos colher e celebrar o patrimônio intelectual herdado de Manuel Querino, especialmente através de estudos e pesquisas recentes que têm se debruçado sobre sua trajetória, suas obras, seus embates e combates em defesa da igualdade social e racial. Uma vanguarda que polemizou corajosamente com intelectuais de sua época e, por consequência, viveu por muito tempo nas sombras da história. Hoje estamos mais próximos de quem está atuando através das suas ideias – estas jamais morrerão. Temas atuais, como educação, o protagonismo negro na formação social, cultural, econômica, política da sociedade brasileira foram tratados e discutidos nos primeiros anos do século XX por Querino.


Com o fôlego de quem denunciou e deixou registrado em sua obra ideias, ideais e projetos para a construção de uma nação republicana que nascia, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia promove uma homenagem a esse ilustre sócio fundador no contexto das lutas contemporâneas antirracistas, inclusivas, democráticas e igualitárias.


O encontro, aberto ao público, será realizado dia 7 de março de 2023, às 17h, no auditório Bernardino de Souza, e vai reunir os professores Maria das Graças Leal, Luiz Freire, Vilson Caetano e Marcos Santana, com transmissão direto do canal www.youtube.com.br/ighbba​


O IGHB é uma das instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). Funciona de segunda a sexta, das 13h às 18h.




Kommentarer


Pesquisa online[.png
Youtube.png
Facebook.png
instagram ighb.png
bottom of page