IGHB outorga comenda Bernardino de Souza ao ex-diretor financeiro Nelson Brandão


Na tarde da quinta-feira(2) de junho, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia outorgou ao ex-diretor financeiro Nelson Teixeira Brandão a Medalha e Diploma do Mérito Bernardino de Souza, pelos serviços prestados a Casa da Bahia e a promoção da cultura do Estado.


A entrega ocorreu na residência do agraciado, em virtude de problemas de saúde que afetaram a sua locomoção até a sede do IGHB. Estiveram presentes a esposa Adilma Andrade Brandão, a sua filha Alessandra Brandão e, como representantes do Instituto, o presidente Joaci Góes, o ex-presidente Eduardo Morais de Castro, o secretário-geral Rozendo Ferreira Neto e o secretário-adjunto Ricardo Nogueira.


Após a entrega da honraria, recebida com emoção e gratidão, o presidente Joaci Góes agradeceu a Nelson Brandão pelos relevantes serviços prestados à preservação dos valores cívicos do Estado da Bahia e do seu povo. O ex-presidente Eduardo Morais de Castro expressou a sua profunda gratidão e afirmou a importância do agraciado no funcionamento da Casa da Bahia durante a sua gestão, de 2015 a 2021. O secretário-geral recordou momentos de convívio fraternal e destacou as qualidades do agraciado que afiançaram a sua atuação distinta. O secretário-adjunto transmitiu as palavras de reconhecimento dos funcionários do IGHB e ponderou o merecimento da medalha Bernardino de Souza, o secretário perpétuo que edificou a Casa, sendo Nelson Teixeira Brandão um dos importantes homens que a mantiveram de pé e em funcionamento.


Nelson Teixeira Brandão é administrador de Empresas. Foi diretor e vice-presidente da Associação Comercial da Bahia e Diretor-financeiro do IGHB entre 2015 a 2021.


Sobre a Medalha - A medalha leva o nome de Bernardino José de Souza, sergipano, etnógrafo, que foi professor de Geografia e História, além de diretor da Faculdade de Direito da Bahia. Autor de várias obras importantes ficou mais conhecido na Bahia do que em sua terra natal. Seu nome está associado a um extenso acervo bibliográfico e também a realizações empreendedoras, como as construções das sedes do IGHB e da Faculdade de Direito da Bahia, onde hoje funciona a OAB-BA.




Pesquisa online[.png
Youtube.png
Facebook.png
instagram ighb.png