top of page

Acesse o capítulo do livro Geomorphology of Bahia State, publicado na Editora Springer

O texto escrito sobre a geomorfologia da Bahia, sob o ponto de vista regional, visa contribuir para os estudos do relevo, apresentando alguns dos principais trabalhos científicos em evidência, com a intenção de esclarecer o entendimento dos leitores, por meio de dados e informações consistentes.


O objetivo central é fornecer um documento conciso e unificador, para ampliar e popularizar o entendimento da geomorfologia do Estado da Bahia. Iniciamos com uma breve caracterização da geologia e da geomorfologia, a fim de apresentar os aspectos gerais que compõem a paisagem baiana.


Adotamos como principal referência para revelar a paisagem baiana dois documentos públicos oficiais, ambos da década de 70, os trabalhos do Projeto RADAM BRASIL, a Folha Salvador—SD.24 e o Atlas do Estado da Bahia, além de inúmeros documentos científicos clássicos e contemporâneos, produzidos por especialistas em geografia e geociências.


Destacamos que esses dois trabalhos fundamentais e outros estudos são extensos, por vezes de difícil compreensão, e inacessíveis à maioria do público. Portanto, delineia-se uma discussão geomorfológica criteriosa e sintética.


As reflexões produzidas neste trabalho científico confirmam a existência de oito (08) unidades principais do Relevo Baiano: Planície Costeira, Planaltos, Bacias Sedimentares, Superfície Rebaixada Sertaneja, Planalto Diamantina, Sistema Residual de Montanhas do Espinhaço, Superfície Rebaixada São Franciscana e Grande Planalto Ocidental (“chapadão”).



link de acesso ao texto

Informações encaminhadas pelo Setor Geografia do IGHB.

Opmerkingen


Pesquisa online[.png
Youtube.png
Facebook.png
instagram ighb.png
bottom of page