top of page

IGHB lamenta falecimento do historiador Jaime Sodré

É com grande tristeza e pesar que a diretoria do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia registra o falecimento do historiador, escritor e professor Jaime Sodré (73 anos), ocorrido nesta quinta (6) de agosto. Ele que, por sua grande simpatia e consideração, era frequentador e amigo do IGHB, em várias ocasiões, compartilhou seus conhecimentos em relação a história da Bahia, a história do Brasil e, principalmente, da cultura afro-brasileira.

Na última dessas ocasiões, quando da realização do simpósio sobre o segundo a congresso afro-brasileiro, em 2018, com o apoio do IPAC/Secult-BA, o professor Jaime Sodré participou de uma mesa com a professora doutora Yeda Pessoa de Castro, numa tarde memorável em que duas grandes personalidades debateram, com uma plateia de mais de 80 pessoas, seus conhecimentos e seus saberes sobre a cultura afro-brasileira.

Para homenagear o professor, a Casa da Bahia fará, no dia 10 de setembro de 2020, às 17h, uma live que discutirá a realidade da questão afro no Brasil, Estados Unidos e Inglaterra, com as participações das professoras Ana Flávia Magalhães Pinto e Sabrina Gledhill.

Neste momento de dor, prestamos nossas condolências aos familiares, amigos e admiradores do historiador, que era viúvo e deixa dois filhos, além de órfãos seus discípulos e colegas da Uneb e do Ifba, e de tantas outras instituições por onde defendeu e disseminou um grande legado pela educação, pela cultura e pela valorização do povo negro e de sua História e Cultura na Bahia, no Brasil e no Mundo.

O sepultamento ocorreu na manhã desta sexta (7) no Cemitério Jardim da Saudade.

Pesquisa online[.png
Youtube.png
Facebook.png
instagram ighb.png
bottom of page