Avenida Joana Angélica, 43 - Piedade - Salvador - BA - CEP 40.050-001 Fones: (71) 3329-4463 / 3329-6336  - Email: ighbahia@gmail.com

IGHB - Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.

26 de junho - Exposição "Olhares sobre as Igrejas"

26/06/2020

 

 

 

IGREJA DA ORDEM TERCEIRA DE SÃO DOMINGOS GUSMÃO

 

A Ordem Terceira de São Domingos Gusmão foi criada em 1723 e não teve a obrigatoriedade de se unir a uma Ordem 1ª. Está localizada no Terreiro de Jesus, com algumas dependências administrativas ou de convivência da Irmandade. Teve sua construção iniciada em 1731. A fachada é da segunda metade do século XVIII, em estilo rococó e o interior do templo foi modernizado com o estilo neoclássico que substituiu a primitiva talha barroca. O altar-mor guarda, ainda, o Cristo Crucificado como principal imagem, entretanto, o trono do Santíssimo Sacramento foi abolido. O teto ilusionista da nave é datada de 1781 e, supostamente, devido à composição em perspectiva e quadratura, própria das obras do mestre José Joaquim da Rocha. Conta a história da Ordem Terceira de São Domingos Gusmão, fundador da Ordem Dominicana, com a iconografia da representação de São Domingos e São Francisco ouvindo Jesus Cristo acompanhado de Maria. Isto é explicado porque São Domingos, bem como Santo Antônio de Lisboa, eram protetores da Ordem Franciscana. O conjunto sofreu uma grande reforma entre 1873 e 1888, quando, além das modificações para o neoclassicismo foi aberta uma claraboia sobre o altar-mor e as talhas do teto foram retiradas. Passou, recentemente, por outra grande reforma, pois a igreja estava totalmente deteriorada. Corria risco de desabamento e o assoalho estava todo estragado, como algumas obras de arte. Reabriu suas portas em 2016, depois de longo tempo interditada. Tanto as obras sacras das paredes, quanto as do teto, passaram por restauração. Foi construída no anexo, uma sala para cerimoniais, possibilitando a realização de festas de casamento, permitindo à ordem obter algum subsídio para se manter.

 

 

 

FACHADA DA ORDEM TERCEIRA DE SÃO FRANCISCO

 

A fachada da Ordem Terceira de São Francisco tem características de retábulo barroco, próprios de altar-mor latino americano. Esteve coberta por reboco, que uniformizou a fachada da Igreja no século XIX, até que 1930, casualmente foi descoberta, supostamente por profissional que fazia instalação elétrica. A construção da atual Igreja teve início em 1703, e obedecia às normas vigentes de tipologia de edifício religioso, advinda do Concílio de Trento. Até então a Irmandade, que se criou em 1635, ocupava um altar lateral da Igreja da Ordem 1ª de São Francisco, à qual estavam subordinados. Quando esta última começou a planejar a mudança de lugar de entrada e saída da Igreja do Convento, - pois o público usava apenas uma porta lateral que já dava para o largo hoje chamado do Cruzeiro de São Francisco -, os frades doaram o antigo espaço, que pertencera à entrada e saída da Igreja franciscana, para os Irmãos da Ordem Terceira. Com maiores recursos, os irmãos terceiros começaram a construção de seu edifício próprio antes dos frades. Há quem afirme que essa fachada foi colocada em 1705, entretanto, a grande maioria dos edifícios religiosos da Bahia foram construídos a partir do altar-mor, - também instituição tridentina -, para a portada. O curto prazo de tempo da construção de todo o edifício não permitiria a instalação de obra tão complexa, no prazo de dois anos.

 

 

 

Please reload

Horário de funcionamento do IGHB

 

Visitação: de segunda a sexta, das 13h às 18h

 

Biblioteca: de segunda a sexta, das 13h às 18h

 

Arquivo: de segunda a sexta, das 13h às 17h

 

Administrativo: de segunda a sexta, das 13h às 18h