Novembro Negro: IGHB recebe o lançamento do livro ‘AQUALTUNE’
- IGHB Bahia
- 13 de fev. de 2022
- 2 min de leitura

Novembro Negro: IGHB recebe o lançamento do livro ‘AQUALTUNE’
Obra de escritora baiana resgata história da lendária princesa do Congo
É em pleno Novembro Negro, um dia após a data em que se celebra o Dia da Consciência Negra, que a escritora baiana Sara Messias lança sua primeira obra. O livro “Aqualtune: Um sonho chamado liberdade” (Quarteto Editora, 2019) inaugura uma saga afro-brasileira quilombola capaz de fazer o leitor mergulhar em uma trama forte e emocionante. O evento acontece no dia 21 de novembro, às 18h, no Panteon Pedro Calmon, na sede do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB).
Através da trajetória da lendária heroína, o livro retrata a história de um povo marcado pela diversidade, riqueza cultural e pela mistura, fruto da interseção entre indígenas, negros e europeus. Sara, mulher negra, baiana nascida no bairro do Garcia, em Salvador, traduz a relação repleta de dor, crueldade e mortes entre esses povos. Com uma leitura leve e tocante, esse romance histórico convida o leitor a fazer uma verdadeira viagem no tempo, perpassando por cenários que evidenciam o sofrimento ao qual a população negra foi submetida: o Holocausto africano, o maior crime perpetrado contra a humanidade.
A escritora narra as aventuras de Aqualtune e ressalta a personagem como revolucionária, corajosa e destemida. “Ela cresceu em uma sociedade mista, foi instruída pelos sacerdotes portugueses e viveu em harmonia com a população europeia. A princesa do Reino do Congo, dona de conhecimentos políticos, organizacionais e de estratégia de guerra, apesar de ser pouco lembrada nos livros e escolas brasileiras, foi muito importante para a história da população negra durante o Período Colonial”, conta.
Ficção e realidade – Apesar de não existirem documentos sobre Aqualtune, ela é conhecida no Brasil como mãe de Ganga Zumba e avó materna de Zumbi dos Palmares. Até hoje, a heroína simboliza liderança e luta dentro do sistema escravocrata, tendo deixado esse legado através de seus herdeiros e de seu comando no quilombo. Sara Messias vai além e revela um retrato pouco conhecido de uma África do começo do século XVII, numa obra que mistura realidade e ficção. O livro leva ao leitor detalhes da infância e juventude de Aqualtune, até ser obrigada a se casar com seu primo e ver sua vida mudar radicalmente.
“Em pleno século XXI, ainda vivemos em uma sociedade racista, machista e opressora. Voltar a Salvador, que é a cidade mais negra fora da África, com um trabalho como Aqualtune, é levar para o meu povo uma história de luta e resistência, que ainda permanece nos dias atuais”, explica Sara Messias, que é formada em Turismo e atualmente vive na Itália. “Esse trabalho envolve identidade, pesquisa e paixão, com o propósito de contribuir para uma sociedade mais fraterna, igualitária e principalmente respeitosa dos direitos humanos”, conclui a autora. (Íntegra do release no anexo)
Serviço Lançamento: Aqualtune – um sonho chamado liberdade 21 de novembro, 18h Sede do IGHB – Instituto Geográfico e Histórico da Bahia Endereço: Avenida Joana Angélica, 43, Piedade (Salvador)
Pré-venda disponível pelo PagSeguro (clique aqui)
Mais detalhes: @escritorasaramessias
Assessoria de Comunicação:
Paula Ary (73) 98804-5884 | DRT – BA 4716
Tainara Ferreira
(71) 98651-9493 | DRT – BA 4992 Joseanne Guedes E-mail: contatosaramessias@gmail.com | SRTE – BA 4525
Comments