Avenida Joana Angélica, 43 - Piedade - Salvador - BA - CEP 40.050-001 Fones: (71) 3329-4463 / 3329-6336  - Email: ighbahia@gmail.com

IGHB - Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.

IGHB e Fundação Hansen promovem seminário sobre os 200 anos do Vapor de Cachoeira

24/10/2019

SÁBADO (26) de outubro, às 10h30, em Cachoeira, a Fundação Hansen e o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia lembram os "200 anos do Vapor de Cachoeira", primeira embarcação movida a vapor, no Brasil. O evento, que causou significativos impactos na economia e na vida do Brasil Colônia, será debatido pelo arquiteto e historiador Francisco Senna e pelo jornalista e pesquisador cachoeirano Jorge Ramos, seguida da apresentação da cantora Rita Tavarez, com o número "Vapor de Cachoeira".

 

O início da circulação do “Vapor de Cachoeira” foi uma revolução tecnológica para a época, com impactos no transporte, nas comunicações e com importantes reflexos na economia. Foi um empreendimento liderado pelo Coronel Felisberto Caldeira Brant Pontes - que mais tarde viria a ser agraciado com o título de Marquês de Barbacena – e mais dois sócios, o rico comendador Pedro Rodrigues Bandeira e o Capitão-Mor da Vila de Jaguaripe, Manoel Bento Guimarães. Um técnico veio da Inglaterra para montar a máquina e fazê-la funcionar, o que aconteceu há exatos 200 anos, mudando para sempre o transporte marítimo e fluvial no Brasil.

 

O IGHB é uma das instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). Funciona de segunda a sexta, das 13h às 18h.    

 

A Fundação Hansen Bahia está localizada na Rua 13 de Maio, em Cachoeira. O evento é gratuito.

 

 

 

 

Please reload

Horário de funcionamento do IGHB

 

Visitação: de segunda a sexta, das 13h às 18h

 

Biblioteca: de segunda a sexta, das 13h às 18h

 

Arquivo: de segunda a sexta, das 13h às 17h

 

Administrativo: de segunda a sexta, das 13h às 18h