top of page

Associado Ciro de Mattos lança livro dia 30/10 na Academia de Letras da Bahia

Com quase oitenta e um anos de idade, mais de cinqüenta dedicados à literatura, o escritor baiano Cyro de Mattos, membro da Academia de Letras da Bahia, continua em plena vitalidade de criação literária. Seu novo livro, Poemas de Terreiro e Orixás, que acaba de ser publicado pela Mazza Edições (BH) , vai ser lançado no dia 30 de outubro, às 17 horas, na sede da Academia de Letras da Bahia, na avenida Joana Angélica, 198, Nazaré, Salvador.

Em Poemas de Terreiro e Orixás, Cyro de Mattos comparece com um modo encantatório de pensar o negro. Seus sentimentos refletem um jeito comovente de ser negro, ritmado no canto vindo da África, que transforma a alma em crença e magia. As imagens de seus versos dizem de coisas tristes, que não se apagam no rastro das distâncias, na sucessão infeliz dos momentos. Mas há também nelas vozes de uma gente alegre, que consegue suplantar os limites contrários impostos pela existência.

Com saberes, histórias, sonhos, costumes, preceitos, liturgias, os poemas desse livro apresentam o negro com seus orixás, sua cantiga feita de amor, para seduzir com solidariedade. Esse negro afrodescendente com o seu universo plantado na Bahia, como testemunho do homem carregado de poesia, valores que tornam perceptíveis os movimentos viáveis da vida.

Pesquisa online[.png
Youtube.png
Facebook.png
instagram ighb.png
bottom of page