Avenida Joana Angélica, 43 - Piedade - Salvador - BA - CEP 40.050-001 Fones: (71) 3329-4463 / 3329-6336  - Email: ighbahia@gmail.com

IGHB - Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.

Luiz Gama é tema de conferência no IGHB

16/08/2019

O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia promove no próximo dia 22 de agosto, às 17 horas, a conferência “Entre as Leis e as Letras – Luiz Gama”, de autoria do escritor Jair Cardoso dos Santos. 


No encontro, o especialista vai abordar o tema de defesa de sua dissertação de Mestrado quando, nos anos de 2014 e 2015 fez pesquisas nos Estados da Bahia e São Paulo sobre a vida, atuação e pensamento de vanguarda do baiano Luiz Gama, filho da revolucionária Luíza Mahim. “Entre as Leis e as Letras” traz a escrita/vivência de alteridade do valoroso Luiz Gama, afirmando e valorizando a sua pertença étnico-racial, defendendo a igualdade entre negros e brancos, exaltando a beleza da mulher negra, combatendo a escravização de pessoas e satirizando o racismo, analisa Cardoso.


Após a conferência o autor fará uma sessão de autógrafos do livro “Entre as Leis e as Letras – Escrevivências Identitárias Negras de Luiz Gama”. O livro revela um personagem altivo, que usou do poder da palavra para viver “entre as Leis e as Letras”, fazendo do Direito e da Literatura instrumentos para combater a discriminação racial. Os exemplares estão limitados.


O IGHB é uma das instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). Funciona de segunda a sexta, das 13h às 18h e está situado na Piedade (Avenida Joana Angélica, 43).

 

 

 

 

 

 

Please reload

Horário de funcionamento do IGHB

 

Visitação: de segunda a sexta, das 13h às 18h

 

Biblioteca: de segunda a sexta, das 13h às 18h

 

Arquivo: de segunda a sexta, das 13h às 17h

 

Administrativo: de segunda a sexta, das 13h às 18h