Avenida Joana Angélica, 43 - Piedade - Salvador - BA - CEP 40.050-001 Fones: (71) 3329-4463 / 3329-6336  - Email: ighbahia@gmail.com

IGHB - Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.

Palestra "As mulheres do século XIX na coleção de pinturas do IGHB" acontece nesta terça (30) de abril

30/04/2019

Projeto Conversas na Varanda

Data: 30 de abril de 2019
Horário: 14h às 17h
Tema: “As mulheres do século XIX na coleção de pinturas do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia” 

Serão apresentados 19 retratos em óleo sobre tela de mulheres que viveram no Brasil no século XIX. O conjunto abrange heroínas, senhoras de engenho, baronesas, uma condessa, uma ama-de-leite, uma camareira, mulheres de médicos, de comerciantes e de militares, além de duas figuras coroadas da família real portuguesa e da família imperial brasileira – uma rainha e uma imperatriz. 
As obras, integrantes do rico acervo de pinturas do IGHB, têm entre os autores identificados nomes da terceira geração de pintores baianos, a exemplo de José Antonio da Cunha Couto; um pintor baiano que no início do XX representou na pintura duas mulheres do XIX, Presciliano Silva; além de quatro artistas estrangeiros, entre eles o francês Édouard Viénot. 
Seguindo os indícios da pintura, é possível situar essas mulheres numa sociedade em que conviveram e se confrontaram o arcaico e o moderno. Dois séculos depois, essas imagens se oferecem como testemunhos históricos de uma época plena de mudanças nos campos material e das idéias, revelando hábitos, valores, visões de mundo, arranjos sociais e relações de poder – inclusive relações de gênero – no Brasil do século XIX. 

Palestrante: Suzana Alice Silva Pereira - jornalista, mestra e doutoranda em História da Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - PPGAV (Escola de Belas Artes) da Universidade Federal da Bahia – UFBA, onde desenvolve a tese “Representações do Feminino – As mulheres baianas na pintura e na fotografia do século XIX”.

 

 

 

Please reload

Horário de funcionamento do IGHB

 

Visitação: de segunda a sexta, das 13h às 18h

 

Biblioteca: de segunda a sexta, das 13h às 18h

 

Arquivo: de segunda a sexta, das 13h às 17h

 

Administrativo: de segunda a sexta, das 13h às 18h