Avenida Joana Angélica, 43 - Piedade - Salvador - BA - CEP 40.050-001 Fones: (71) 3329-4463 / 3329-6336  - Email: ighbahia@gmail.com

IGHB - Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.

Tadeu Bahia lança livro "Versos Sacanas e Gozosos escritos antes de dormir", dia 4/04 no IGHB

28/03/2019

Inicialmente, na Capa, uma homenagem à Bahia, significada no magnífico altar ancestral da Igreja de São Francisco, situada no Terreiro de Jesus, em Salvador, umas das muitas igrejas que caracterizam o espírito religioso – portanto sacro - e ao mesmo tempo profano da nossa abençoada terra. Um templo católico situado em pleno coração do pecado, no bairro negro e histórico do Pelourinho onde entre gritos e açoites os negros lavavam com as suas lágrimas de dor e o seu próprio sangue a pretensa culpa por terem nascido naquela encantadora e mágica cor!

 

Bahia de contrastes diversos onde o sagrado e o profano interligam-se em sutis transcendências se fundindo em prosas, ensaios, romances e versos eruditos dos seus escritores, romancistas e versejadores diversos que fazem da Praça da Piedade e das demais ruas aleatórias da cidade o seu próprio palco, a sua impoluta e feérica tribuna! Salvador com a sua topografia nua abençoada pela sensualidade plena, vermelha, ardente e vívida caracterizada pelas pernas e coxas das baianas que sobem e descem as suas ladeiras exaltando e exultando com as suas belezas altaneiras os quatro pontos cardeais da nossa histórica e barroca cidade!

 

E o livro?... O que dizer desse livro? Um título aparentemente libertino, pelo fato de ser usada a palavra sacana, que no jargão de alguns poucos acadêmicos seria uma total e absoluta falta de respeito com os nossos leitores. Não foi este o meu mister... Apesar de ser também um Acadêmico e pelo fato de ser rigoroso e às vezes muito chato nos meus despachos, conceitos e opiniões, vejo, todavia que o conceito de libertinagem está a muitos séculos entranhado no belo, no sacro, nos períodos Romântico e principalmente no Barroco onde na Bahia, o Gregório de Mattos e Guerra é a maior e nítida significação. Mas este não é um livro libertino!

 

Este não é um livro libertino, devasso, imoral, libidinoso ou de segundas intenções, embora nas suas páginas encontre-se algo de jocoso, de engraçado, de um jeito de falar e estado de espírito “robatteano”, evocando o perfil alegre do meu saudoso tio Alexandre Robatto Filho. Outrora fui uma pessoa triste, calado, melancólico, obscuro, mas depois da minha enésima “ressureição médica” tornei-me uma pessoa de Espírito tranquilo, inda que ardente, e excessivamente feliz. E é exatamente este meu estado de felicidade plena que consegui trazer em letras de forma, através a feitura deste único poema, intitulado VERSOS SACANAS E GOZOSOS ESCRITOS ANTES DE DORMIR, que dá nome ao livro.

 

Um livro denso de 400 páginas, onde entre versos e ilustrações escrevo e descrevo as belezas infinitas do mundo com as suas dores, os seus amores, perfeições e imperfeições/mazelas... Vasculho os desvãos da minha Alma nas caladas das noites sozinhas vividas na minha Fazendinha, em Ubaíra, interior da Bahia, onde o silêncio metálico das madrugadas me permitia fazer viagens para fora do meu próprio corpo inúmeras vezes, em espaços infinitos povoados de sonhos e mistérios. Os enigmas e mistérios da Maçonaria, neste livro, aos poucos revelados e decantados, somente compreensíveis para alguns dos Iniciados nos Altos Corpos...

 

A crença em Deus, a descrença em deuses, a fé em Deus, a ausência da fé em deuses, religiões fabricadas pelos humanos, combatidas paradoxalmente pelos próprios humanos formando distintas civilizações que nunca se entenderam espiritualmente... Por isso os assassinatos, as mortes e as guerras. As guerras pela falta de Deus, as guerras pelo excesso de deuses... Deus e o Diabo, como há anos atrás vociferava o saudoso Glauber Rocha... Deus e o Diabo presentes nas aulas de História da Arte I e II ministradas pelo meu querido Professor Carlos Eduardo da Rocha com aquele seu jeito barroco de ser, na Escola de Belas Artes da UFBA nos anos de 1970 quando fui seu aluno... Deus e o Diabo presentes nos desenhos gostosos e sensuais do amigo Carlinhos Bastos e os seus anjos e demônios assexuados em estados de êxtase!

 

Assim também são os versos desse meu livro, despretensiosos, livres, porém não libertinos ou imorais, repito, embora muitíssimos sensuais e gozosos pelas suas construções iluministas... A minha tendência à despersonalização do Barroco, fundindo-o com o Iluminismo, assunto já tratado no meu livro anterior e agora posto em prática nesses versos de um só poema que se assemelhando a uma erupção, um gozo ou orgasmo plenos explodem dentro do meu Espírito de uma maneira afogueada e absoluta!

 

Dai porque as razões do título do meu livro, VERSOS SACANAS E GOZOSOS ESCRITOS ANTES DE DORMIR, onde de uma maneira erudita e filosófica eu discuto, refuto, não acato, afasto todas as formas de dogmatismo, dominações físicas ou espirituais impostas às pessoas de todas as civilizações, abrangendo as suas pretensas religiões ou vivências/tendências, os seus conceitos de bem e mal, os seus opostos claro e escuro, os seus conceitos e preceitos de vida.

 

A mensagem iluminista desses meus versos vai aos poucos trazendo aos leitores as luzes do conhecimento, do saber, onde as práticas da tolerância, lastreada na ética e na boa conduta moral, buscam ampla e espiritualmente significar como diziam os antigos “Filósofos das Luzes”, um pouco de paz, liberdade, progresso e, sobretudo a prática inconteste da Igualdade, da Fraternidade e da Liberdade entre todos os povos do mundo.

 

 Que após a leitura desse livro os preceitos iluministas possam ser diuturnamente praticados e todos os Espíritos possam ser Livres e de Bons Costumes, sem serem submissos a quaisquer formas coercitivas e/ou dominadoras de governos ou religiões, onde o Homem tenha a coragem e o atrevimento de conhecer a si mesmo, baseado em conhecimentos Científicos, onde as colunas da Justiça e da Beleza sejam os sustentáculos desse novo Templo do Saber e do porvir.

 

 

TADEU BAHIA. Autor

Lançamento do Livro: INSTITUTO GEOGRÁFICO E HISTÓRICO DA BAHIA

Dia do Lançamento: 04 de Abril de 2019.

Horário do Lançamento: Das 17.30 até às 21.00 horas com Coquetel e Música ao Vivo.

Preço do Livro: R$ 80,00 (Oitenta) Reais. (aceitam-se Cartões)

Um Lançamento da:PIMENTA MALAGUETA EDITORA

 

 

 

                         

Please reload

Horário de funcionamento do IGHB

 

Visitação: de segunda a sexta, das 13h às 18h

 

Biblioteca: de segunda a sexta, das 13h às 18h

 

Arquivo: de segunda a sexta, das 13h às 17h

 

Administrativo: de segunda a sexta, das 13h às 18h