top of page

Edivaldo Machado Boaventura será homenageado pelo IGHB dia 13 de março


Para prestar uma singela homenagem ao seu Ex Orador Oficial, Edivaldo Machado Boaventura, falecido em Salvador, no dia 22 de agosto de 2018, o IGHB reunirá associados e admiradores do saudoso e sempre venerado Benfeitor, no dia 13 de março, às 17h.

Serão lembrados momentos de sua trajetória como quando Secretário de Educação da Bahia, responsável pela criação da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), do Parque Histórico Castro Alves e, mais tarde, do Parque Estadual de Canudos. Também serão rememoradas suas ações nas diversas instituições pelas quais passou, como na Academia de Letras da Bahia, Academia Baiana de Ciências, Academia de Educação, Faculdades Públicas e Particulares, e no Jornal A Tarde. Falarão os associados Joaci Góes, Alfredo Eurico Matta, Paulo Ormindo de Azevedo e José Nilton Carvalho Pereira.

Como escritor, o Prof. Edivaldo M. Boaventura foi membro efetivo, presidente e vice-presidente da Academia de Letras da Bahia, membro da Academia de Letras Jurídicas da Bahia, membro da Academia Brasileira de Educação, membro da Academia de Letras de Feira de Santana, benemérito da Conquistense, correspondente da Academia de Campos do Jordão e das Letras e Artes Mater Salvatoris. Sócio do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil. Pertenceu à Ordem e Instituto dos Advogados da Bahia, à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), Alumni Fellow da Penn State University. Membro da Academia Portuguesa da História e da Academia de Ciências de Lisboa (Portugal). Foi Comendador (1971) e Grande Oficial da Ordem do Infante Dom Henrique, Officier de l’Ordre des Palmes Académiques, Donato di Devozione di Seconda Classe da Soberana e Militar Ordem Hospitalar de Malta, Oficial da Ordem do Mérito Militar. Condecorado com as medalhas da Cruz de Malta, Mérito Tamandaré, Machado de Assis, Mérito Educacional Barão de Macaúbas, Mérito Cultural Castro Alves, Amigo da Marinha, Maria Quitéria e do Patriarca. Foi condecorado pelo governo de Portugal com a Ordem da Instrução Pública no grau de Comendador, pelos serviços prestados à educação e cultura nos dois países de língua portuguesa. Foi Cidadão Honorário de vários municípios baianos.

Pesquisa online[.png
Youtube.png
Facebook.png
instagram ighb.png
bottom of page