Avenida Joana Angélica, 43 - Piedade - Salvador - BA - CEP 40.050-001 Fones: (71) 3329-4463 / 3329-6336  - Email: ighbahia@gmail.com

IGHB - Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.

Revista número 113 do IGHB será lançada nesta terça(11), em homenagem aos 220 anos da Conjuração Baiana, com distribuição gratuita

27/11/2018

 

Revista número 113 do IGHB será lançada nesta terça(11), em homenagem aos 220 anos da Conjuração Baiana, com distribuição gratuita

 

 

O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia lança, na próxima terça(11), às 17 horas, em sua sede (Piedade) a Revista IGHB de número 113. Com nova releitura de projeto gráfico e editorial, a publicação reúne assuntos especiais de homenagem, além de onze artigos que versam sobre temas geográficos, históricos e culturais; sessões de palestras, discursos, acervo bibliográfico, relatório, resenha, galeria de imagens e Memorial 2 de Julho.

 

Esta edição destaca a Conjuração Baiana, movimento que aconteceu na Bahia em 1798, o qual defendia o fim do Governo Colonial, a Independência do Brasil e o desejo de implantar uma República Democrática livre e o fim da escravidão. O Movimento, que completou 220 anos, foi organizado por homens (de diversos extratos sociais) com ideário de transformação, combate ao racismo e participação popular.

 

“Como canal de difusão do conhecimento, este periódico é um instrumento de comunicação, que viabiliza a interlocução entre leitores, pesquisadores e a comunidade em geral, para ampliar a discussão de assuntos de importância do patrimônio histórico-geográfico e artístico-cultural baiano e brasileiro, disseminar e compor a memória histórica e geográfica nacional”, destaca a editora da Revista, professora Maria Nadja Nunes Bittencourt.

 

Durante o lançamento, com distribuição gratuita ao público, haverá um debate sobre a Conjuração Baiana com as presenças dos escritores Marcos Rodrigues e Antônio Olavo, além da presença do comitê científico do atual número, com o jornalista Jorge Ramos, e professores Gildeci Leite e Jaime Nascimento.

 

As normas para publicação no próximo número estão disponíveis na Revista e no site www.ighb.org.br

 

O IGHB é uma das instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA).

Please reload

Horário de funcionamento do IGHB

 

Visitação: de segunda a sexta, das 13h às 18h

 

Biblioteca: de segunda a sexta, das 13h às 18h

 

Arquivo: de segunda a sexta, das 13h às 17h

 

Administrativo: de segunda a sexta, das 13h às 18h