Avenida Joana Angélica, 43 - Piedade - Salvador - BA - CEP 40.050-001 Fones: (71) 3329-4463 / 3329-6336  - Email: ighbahia@gmail.com

IGHB - Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.

Paulo Viana lança livro nesta terça(29) no IGHB

28/05/2018

José António Dias – Sete gerações de uma história luso-brasileira 

Autores: Paulo Vianna Dias da Sila e Jorge Manuel Soares Oliveira

 

Todos nós já nos questionamos, alguma vez, como seriam os nossos antepassados, aqueles dos quais descendemos: o que faziam, como viviam, onde moravam, quais os seus estilos de vida, que personalidade tinham.

É natural essa curiosidade, afinal todas as famílias são herdeiras de legados e histórias. Podem ser narrativas curtas ou extensas, reais ou fictícias, episódios felizes, testemunhos de coragem, exemplos de sucesso, mas também relatos de infortúnios, acontecimentos tristes, desgraças.

Há memórias que passam de geração em geração e permanecem, outras perdem-se no tempo e acabam esquecidas e há ainda aquelas guardadas a sete chaves que provavelmente nunca se conhecerão por mais que recuemos no tempo pesquisando e fazendo leituras de documentos antigos. Intrigante? Até pode ser, mas é isso que motiva quem procura ir sempre mais além à descoberta do desconhecido. Pois, como diz Nuno Canas Mendes, «a descoberta é verdadeiramente aliciante e em tudo comparável a uma história de detetives, em que o investigador procura encontrar o rastro de muitas pessoas, buscando, avidamente, todas as pistas…».

Um exemplo disso é este livro, “José António Dias - Sete Gerações de uma História Luso-Brasileira”, da autoria de Paulo Vianna Dias da Silva e de Jorge Manuel Soares Oliveira.

Empenhados em deixar plantada para a posterioridade a árvore da Família Dias, fixada há mais de 300 anos no Lugar da Aldeia, na freguesia da Lage, concelho de Vila Verde, os autores, primos em 4.º grau, mergulharam durante dois anos nas entranhas do passado em busca do rastro de seus ascendentes comuns.

O resultado está à vista nesta laboriosa obra, com edições brasileira e portuguesa, em que o leitor poderá acompanhar a descrição de dezenas de ramos familiares tendo como tronco comum o genearca José António Dias, a partir do qual se construiu a árvore genealógica.

A experiência junta as composições de um engenheiro químico soteropolitano e de um jornalista vilaverdense, com base numa fórmula que contou com a colaboração de dezenas de familiares e amigos dos autores, dos dois lados do Atlântico.

Acreditamos que esta obra poderá responder, em parte, às aspirações legítimas daqueles que pretendem conhecer um pouco mais os seus antepassados.

 

 

Please reload

Horário de funcionamento do IGHB

 

Visitação: de segunda a sexta, das 13h às 18h

 

Biblioteca: de segunda a sexta, das 13h às 18h

 

Arquivo: de segunda a sexta, das 13h às 17h

 

Administrativo: de segunda a sexta, das 13h às 18h