Avenida Joana Angélica, 43 - Piedade - Salvador - BA - CEP 40.050-001 Fones: (71) 3329-4463 / 3329-6336  - Email: ighbahia@gmail.com

IGHB - Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.

Biblioteca do IGHB recebe importante doação com acervo referente ao Movimento civil militar de 64 no Brasil

21/05/2018

 

 

 

O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia passa a ser proprietário de um dos maiores acervos referentes ao Movimento civil militar de 64 no Brasil. Resultado de doação do pesquisador independente Celso Lopes Serpa, o total de 906 livros representa apenas a primeira parte de um acervo bem maior, composto ainda de um conjunto de publicações específicas referentes ao golpe na Bahia, de uma coleção de recortes de jornais e revistas e de um acervo digital de dissertações e teses sobre o mesmo período. O material foi sendo recolhido e colecionado ao longo de quarenta anos.

 

Os 906 livros já foram transferidos fisicamente para o Instituto e estão sendo higienizados, catalogados e preparados para exibição e consulta por parte dos usuários. Devido a especificidade do tema, imagina-se que a demanda será predominantemente de professores e alunos de pós graduação na área de humanas.

 

Para o diretor da Biblioteca Ruy Barbosa do IGHB, a coleção é importante pela quantidade de exemplares de uma única temática com múltiplas visões sobre o movimento civil militar de 1964 e suas consequências. “A coleção reúne as principais obras publicadas sobre 64, incluindo tanto as versões favoráveis quanto as contrárias e críticas ao regime militar”, aponta o pesquisador Celso Serpa. Também estão presentes obras raras e (ou) pouco conhecidas pela historiografia oficial, e que constituem material muitas vezes precioso para se entender o cotidiano de um regime autoritário”.

 

Com o ingresso dessas obras ao seu acervo e a disponibilidade de acesso para pesquisadores, o IGHB passa a compor o seleto rol de instituições de pesquisas que dispõe de material referente a esse período como a Universidade de Campinas e Universidade de São Paulo.

 

Para falar sobre a importância da coleção e do tema, o Instituto vai promover dia 25 de maio, às 17h, uma mesa redonda com as presenças do pesquisador Celso Lopes Serpa (que assinará o Termo de doação), e do professor Paulo Fábio Dantas Neto, que irá pronunciar a conferência: "A Bahia dobrando a esquina: política nacional e poder estadual no limiar do golpe de 1964". Com doutorado pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ,2004) e professor da UFBA, é autor do livro “Tradição, autocracia e carisma: a política de Antônio Carlos Magalhães na modernização da Bahia (1954-1974)”, publicado pela EdUFMG, em 2006.

 

A entrada para o encontro é gratuita e a inscrição pode ser feita no site www.ighb.org.br.

 

O IGHB é uma das instituições apoiadas pelo Fundo de Cultura – Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Mais informações no telefone 71 3329 4463 – assessoria 71 999745858 (Cleide Nunes).

Please reload

Horário de funcionamento do IGHB

 

Visitação: de segunda a sexta, das 13h às 18h

 

Biblioteca: de segunda a sexta, das 13h às 18h

 

Arquivo: de segunda a sexta, das 13h às 17h

 

Administrativo: de segunda a sexta, das 13h às 18h