Avenida Joana Angélica, 43 - Piedade - Salvador - BA - CEP 40.050-001 Fones: (71) 3329-4463 / 3329-6336  - Email: ighbahia@gmail.com

IGHB - Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.

NOTA DE PESAR - GERMANO MACHADO

27/12/2017

NOTA DE PESAR - GERMANO MACHADO

É com grande pesar que o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia lamenta o falecimento de seu ilustre associado GERMANO MACHADO, professor fundador do Círculo de Estudo Pensamento em Ação. O escritor e filósofo sofreu infarto na madrugada desta quarta (27 de dezembro). Este ano, o também jornalista pronunciou duas conferências no IGHB e recebeu amigos para o relançamento de livros, nas comemorações de seus 91 anos, sempre com entusiasmo e alegria. 

Germano Dias Machado nasceu dia 28 de maio de 1926. Foi oficial do Gabinete do Governador Juracy Magalhães e diretor da Imprensa Oficial da Bahia no governo de Lomanto Júnior. Lecionou na Universidade Federal da Bahia(UFBA), na Universidade Católica de Salvador e na Escola Técnica Federal da Bahia. Além de pertencer ao quadro do IGHB, também integrou a Academia de Letras e Artes Mater Salvatoris, à ALAS - Academia de Letras e Artes de Salvador, a Academia Baiana de Educação, ao Grupo de Ação Cultural da Bahia (GACBA) e à União Brasileira de Escritores (UBE). Colaborou com o Jornal A Tarde, Tribuna da Bahia, A Bahia, 7 Dias, Jornal Correio, Tribuna da Imprensa (Rio de Janeiro), A Marcha (Rio de Janeiro), e Jornal Operário (São Paulo) - do Movimento Circulista do Brasil. Ganhou o Diploma ao Mérito Ruy Barbosa (pela Casa da Bahia, Rio de Janeiro; Medalha Mérito Castro Alves; Prêmio Cogito de Arte, Cultura, Filosofia e Educação, dentre outros. Publicou, dentre outros livros: "Sintetismo – Filosofia da Síntese”, “Tempo Decorrido – e Outros Tempos”, “Cosmovidência e Cosmovisão de Ruy Barbosa”.

Germano Machado 
28/05/1926 + 27/12/2017

 

 

 

Please reload

Horário de funcionamento do IGHB

 

Visitação: de segunda a sexta, das 13h às 18h

 

Biblioteca: de segunda a sexta, das 13h às 18h

 

Arquivo: de segunda a sexta, das 13h às 17h

 

Administrativo: de segunda a sexta, das 13h às 18h