Avenida Joana Angélica, 43 - Piedade - Salvador - BA - CEP 40.050-001 Fones: (71) 3329-4463 / 3329-6336  - Email: ighbahia@gmail.com

IGHB - Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.

IGHB e Museu Náutico comemoram os 550 Anos do Nascimento de Pedro Álvares Cabral

07/12/2017

 

 

 

O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia e o Museu Náutico da Bahia têm a satisfação de convidá-lo para o evento comemorativo dos 550 Anos do Nascimento de Pedro Álvares Cabral, o descobridor do Brasil, promovido pelo Mosteiro de São Bento da Bahia, com apoio da Universidade Federal da Bahia, do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, do Museu Histórico Nacional e do Centro Cultural e de Pesquisas do Castelo da Torre.

 

Dia 18 de dezembro de 2017, no auditório do IGHB, localizado na Avenida Joana Angélica, 43 - Piedade, Salvador, Bahia.

9 horas: Mesa redonda: “Cabral – o Fidalgo Navegador Português, nas nossas Origens Luso-Brasileiras – 550 Anos do Nascimento 1467 / 2017, em Belmonte - Portugal”. Palestrantes: Almte. Armando de Senna Bittencourt, Prof. Dr. Francisco Senna, Profa. Dra. Vera Lúcia Bottrel Tostes; 12 horas: Visita guiada ao Museu Náutico da Bahia - Forte de Santo Antônio da Barra. Informações: 71 3329-4463 – www.ighb.org.br

 

Saiba mais sobre os palestrantes:
 
ARMANDO DE SENNA BITTENCOURT - Vice-Almirante Engenheiro Naval, Reformado, Mestre em Arquitetura Naval pela Universidade de Londres, sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), membro  da Academia de Marinha de Portugal e sócio de várias instituições congêneres, no País e no exterior.
Na Marinha foi Diretor de Engenharia Naval, por 7 anos e meio, e Diretor do Patrimônio Histórico e Documentação, por 12 anos e meio; tendo como principais realizações: na Direção de Engenharia Naval, o projeto da Corveta Barroso; no Arsenal,  o gerenciamento da construção de vários navios; no Patrimônio histórico, a organização de vários livros e curadoria da atual exposição do Museu Naval.
Em atividades externas, foi: vice-presidente do Comitê Internacional de Museus de Armas e de  História Militar do Conselho Internacional de Museus (ICOM); presidente da mesa da Memória do Mundo – Brasil (UNESCO); presidente da Sociedade Brasileira de Engenharia Naval; presidente da Associação Brasileira de Engenharia Militar; e representante do Ministério da Defesa no Comitê Gestor do Sistema Nacional de Museus.
Publicou capítulos nos seguintes livros: “Atlântico, a história de um oceano”, “Charles Darwin”, “Guerra no Mar, Batalhas e Campanhas Navais”, “Introdução a História Marítima Brasileira”, “A Importância do Mar na História do Brasil”, “Barão do Rio Branco – 100 anos de memória” e “Patrimônio Arqueológico Subaquático na Marinha do Brasil – Objetos Oriundos de Sítios de Naufrágios na Costa do Brasil”.
 
 
VERA LUCIA BOTTREL TOSTES -  graduada em Museologia e Belas Artes, mestre em História Social com especialização em história das famílias. Dedica-se à pesquisa, ao ensino universitário e à cultura.
Com vasta experiência profissional no desempenho de atividades museológicas no Brasil e no exterior. Esteve a frente do Museu Histórico Nacional por 20 anos onde foi responsável por implantar reformas estruturais e conceituais de curadoria que modernizaram a instituição. Além do MHN, coordenou o arquivo fonográfco do Museu da Imagem e do Som e dirigiu o Museu da Casa de Rui Barbosa.  Participou como curadora do Philadelphia ArtMuseum, nos Estados Unidos. Atualmente dirige o Museu do Instituto Histórico Geográfico Brasileiro e é Vice-presidente do Conselho Empresarial de Cultura do Associação Comercial do Rio de Janeiro e do Conselho Cultura da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Membro Titular do Instituto Histórico Geográfico Brasileiro e do Rio de Janeiro, da Academia de História de Portugal e outros países latinos, Membro do Colégio Brasileiro de Genealogia, do Instituto Heráldico de Portugal e do HeraldryInstituteof London.
É responsável pelo programa de intercâmbios acadêmicos e museológicos com diversos países da América Latina, Europa e Ásia, acentuando-se Portugal, França, Espanha, Japão, Catar, Uruguai e Chile.  Autora dos livros:   Princípios de Heráldica e Títulos e Brasões Sinais da Nobreza e diversos artigos em revistas técnicas brasileiras e estrangeiras sobre genealogia com ênfase na importância do conhecimento genealógico para compreensão da História Social, heráldica e museologia.  Agraciada com medalhas e condecorações de diversos países em reconhecimento as realizações profissionais e ao desempenho na área museológica e acadêmica.  Voluntariamente trabalha pelo desenvolvimento da educação para Paz em organização filiada a UNESCO.
  
 
FRANCISCO SOARES SENNA é graduado em Arquitetura e Urbanismo na UFBA em 1977, pós-graduado com Especialização em Conservação e Restauração de Monumentos e Conjuntos Históricos na UFBA em 1982 e na Itália em 1985 e Professor Adjunto da FAUFBA, regente da disciplina Teoria e História da Arquitetura no Brasil, aposentado em 2011. Foi membro da equipe que realizou o Inventário de Proteção do Acervo Cultural da Bahia, é autor de diversos livros e artigos, e palestrante em diversas instituições na Bahia, no Brasil e no exterior sobre história, arquitetura e cultura da Bahia.
Foi Pró-Reitor de Extensão da UFBA; Membro do Conselho de Cultura da Bahia, da Santa Casa de Misericórdia da Bahia e da Associação Comercial da Bahia; do Conselho Deliberativo da Associação Cultural Brasil - Estados Unidos (ACBEU); do Conselho Curador da Fundação Instituto Feminino da Bahia; Gerente de Promoção de Investimentos do PRODETUR; Presidente da Fundação Gregório de Mattos; Assessor do Presidente do Conselho Curador da Fundação Odebrecht; e Presidente do Conselho Curador da Fundação Museu Carlos Costa Pinto.
 
Atualmente, é Membro Titular da Academia de Letras da Bahia e da Academia de Letras de Artes Mater Salvatoris; Membro Associado do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, do Instituto Genealógico da Bahia e do Gabinete Português de Leitura da Bahia; Membro do Conselho Curador do Instituto Carybé e do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural da Cidade do Salvador; e Assessor da Presidência do TCM - Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia.
 
Recebeu as seguintes honrarias:
Comenda da Ordem do Infante Dom Henrique, outorgada pelo Presidente de Portugal, Dr. Mário Soares;
Medalha Almirante Tamandaré e Diploma de Amigo da Marinha, outorgados pela Marinha do Brasil;
Medalha do Pacificador e Diploma de Colaborador Emérito do Exército e Amigo da 6ª Região Militar, outorgados pelo Exército do Brasil;
Medalha do Aviador, outorgados pela Força Aérea do Brasil;
Medalha dos 450 anos da Cidade do Salvador, outorgada pela Câmara Municipal de Salvador;
Medalha Dois de Julho, outorgada pela Prefeitura Municipal de Salvador;
Diploma de Cidadão Cachoeirano, outorgado pela Câmara Municipal de Cachoeira;
Diploma de Educador do Ano 2010, outorgado pela Academia Baiana de Educação

Please reload

Horário de funcionamento do IGHB

 

Visitação: de segunda a sexta, das 13h às 18h

 

Biblioteca: de segunda a sexta, das 13h às 18h

 

Arquivo: de segunda a sexta, das 13h às 17h

 

Administrativo: de segunda a sexta, das 13h às 18h