Avenida Joana Angélica, 43 - Piedade - Salvador - BA - CEP 40.050-001 Fones: (71) 3329-4463 / 3329-6336  - Email: ighbahia@gmail.com

IGHB - Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.

Bandeirantes e sertanistas na Bahia é o tema do livro do escritor Renato Bandeira

21/07/2017

Bandeirantes e sertanistas na Bahia é o tema do livro do escritor Renato Bandeira que será lançado no dia 8 de agosto

 

 

 


O livro Sertanistas, Bandeirantes e Aventureiros no Sertão da Bahia: Séculos XVI, XVII e XVIII trata das navegações transoceânicas do final do século XV ao século XVI e reacende o polêmico questionamento acerca do “achamento” do Brasil. Renato Bandeira fez um trabalho de pesquisa intenso, baseado em diversas obras de historiadores contemporâneos, apresentando uma nova visão acerca do povoamento das Américas.


De forma sistemática e minuciosa, Renato reclassifica os bandeirantes e sertanistas (apresentados na obra de Francisco de Assis Carvalho Franco de 1953), pontuando apenas os bandeirantes e sertanistas que estiveram na Bahia e os apresentando em ordem cronológica, desde o século XVI até o século XVIII. Os povos indígenas na Bahia também são citados e representados em mapa, com os nomes das tribos e a posição geográfica ocupada no estado. O livro apresenta ainda um mapa da Bahia, explicitando as localidades e o tempo em que estes aventureiras transitaram em solo baiano.


Renato Luís Bandeira, natural de Salvador, é escritor e já vendeu mais de 30 mil exemplares, (todos de publicação do autor), sendo seus títulos mais conhecidos: Chapada Diamantina – Histórias, Riquezas e Encantos, A Coluna Prestas na Bahia, A guerra dos coronéis e Dicionário Biográfico Cangaceiros e Jagunços. Sócio efetivo do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia e membro da ALAS – Academia de Letras e Artes do Salvador (cadeira 33) foi editor do Jornal Correio da Chapada por 20 anos, da Revista Chapada Diamantina e Municípios da Bahia, além de ter publicado diversos artigos em jornais e revistas da capital e do interior.
O livro Sertanistas, Bandeirantes e Aventureiros no Sertão da Bahia: Séculos XVI, XVII e XVIII é o 13º título do autor e 25ª publicação. Uma obra instigante, histórica e salutar para a cultura baiana, vale a pena conferir!

 

Evento gratuito.
DATA: 08 de agosto de 2017
HORÁRIO: 17h
LOCAL: Instituto Geográfico e Histórico da Bahia – Av. Joana Angélica, 43 – Piedade Salvador/BA
ASSESSORIA DE IMPRENSA: Carol Bandeira – DRT 4268/BA
Tel: (71) 3052 1923 - (11) 9872 7879 Tim/WhatsApp
E-mail: carol@sollarcomunica.com.br

 

 

 

Please reload

Horário de funcionamento do IGHB

 

Visitação: de segunda a sexta, das 13h às 18h

 

Biblioteca: de segunda a sexta, das 13h às 18h

 

Arquivo: de segunda a sexta, das 13h às 17h

 

Administrativo: de segunda a sexta, das 13h às 18h