Avenida Joana Angélica, 43 - Piedade - Salvador - BA - CEP 40.050-001 Fones: (71) 3329-4463 / 3329-6336  - Email: ighbahia@gmail.com

IGHB - Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.

Coronelismo e poder na Chapada Diamantina é tema de seminário que acontece no IGHB

20/07/2017

 

 

 

 

Coronelismo e poder na Chapada Diamantina é tema de seminário que acontece no IGHB, dia 26 de julho de 2017, das 15h às 17h. O encontro terá as participações dos professores da Uneb (Jacobina): Jackson André Ferreira, Moiseis de Oliveira Sampaio e Jedean Gomes Leite.


Durante o seminário os pesquisadores irão falar sobre a importância do Coronelismo ("sistema que ficou conhecido durante a República Velha, onde os coronéis (ricos fazendeiros) eram os principais responsáveis por comandar o cenário político do país", além de tratar, especificamente, da vida de três coronéis: Quintino Soares da Rocha, Francisco Dias Coelho e Antonio de Souza Benta. 


O coronel Quintino Soares da Rocha pode ser considerado o homem de maior poder político e econômico na vila de Nossa Senhora da Graça do Morro do Chapéu durante quase todo o século XIX. Sobre o coronel Francisco Dias Coelho foi, em sua época, uma das figuras mais importantes da política e economia baiana, ainda que na atualidade não seja um personagem conhecido na historiografia brasileira. Foi padrinho de figuras importantes como o “super-coronel“ Horácio de Matos. Nascido em Brotas de Macaúbas, o Coronel Benta migrou para Morro do Chapéu em busca de ascensão econômica. O ingresso na política e a amizade com Dias Coelho garantiu-lhe lugar de destaque no poder da região. Orquestrou, de forma diferente, a liderança local e, por sua vez, algumas indecisões e escolhas questionáveis o fez oscilar nesta condição.

Entrada gratuita!
IGHB - Avenida Joana Angélica, 43 
Piedade - 71 3329 4463
www.ighb.org.br

 

Please reload

Horário de funcionamento do IGHB

 

Visitação: de segunda a sexta, das 13h às 18h

 

Biblioteca: de segunda a sexta, das 13h às 18h

 

Arquivo: de segunda a sexta, das 13h às 17h

 

Administrativo: de segunda a sexta, das 13h às 18h