Avenida Joana Angélica, 43 - Piedade - Salvador - BA - CEP 40.050-001 Fones: (71) 3329-4463 / 3329-6336  - Email: ighbahia@gmail.com

IGHB - Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.

468 ANOS DE SALVADOR - IGHB e Assembleia Legislativa reeditam o clássico “História da fundação da cidade do Salvador”, de Theodoro Sampaio

27/03/2017

 

 

 

468 ANOS DE SALVADOR

Instituto Geográfico e Histórico da Bahia e Assembleia Legislativa da Bahia reeditam o clássico “História da fundação da cidade do Salvador”, de Theodoro Sampaio.

 

 

Nesta quarta (29) em homenagem aos 468 anos de fundação de Salvador, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, lançam a reedição dos clássicos “História da fundação da cidade do Salvador”, do engenheiro baiano Theodoro Sampaio e “Através da Bahia”, dos viajantes naturalistas bávaros Von Spix e Von Martius. O encontro, às 17h, também será marcado por uma conferência do professor doutor José Carlos Barreto de Santana (Uefs) sobre “Notas Biográficas de Theodoro Sampaio”, quando serão abordados aspectos importantes da vida intelectual do também historiador, geógrafo, geólogo, cartógrafo e tupinólogo, que presidiu o IGHB de 1923 a 1937.

 

A História da fundação da cidade do Salvador, iniciada por Theodoro Sampaio já nos últimos anos, e não concluída quando da sua morte em 1937, foi publicado pela primeira vez quando das comemorações do quarto centenário da cidade, em 1949. Possibilita que se aborde o aspecto menos conhecido pelo público da produção de Theodoro, que é o seu gosto pela pesquisa e escrita da história, iniciado ainda quando da sua importante participação como fundador do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo e que pode ser verificado em trabalhos como “São Paulo nos tempos de Anchieta” e “São Paulo no século XIX” que, certamente, contribuíram para que fosse condecorado com a medalha de prata conferida pela Academia de História internacional da França.

 

Através da Bahia foi traduzido do alemão por Pirajá da Silva e Paulo Wolf e é um excerto da obra Reise in Brasilien (1817-1820, traduzido posteriormente na integra como Viagem pelo Brasil) e apresentado durante o 5º Congresso de Geografia do Brasil, realizado em Salvador no ano de 1916. A introdução do livro ficou a cargo de Theodoro Sampaio, que teve assim a oportunidade de “revisitar” regiões por ele percorridas quando da sua participação como engenheiro da Comissão Hidráulica, e que resultou no livro O rio São Francisco e a Chapada Diamantina, ou como engenheiro nas obras de prolongamento da estrada de ferro da Bahia ao São Francisco e na Comissão de Desobstrução do Rio São Francisco, que deram origem a trabalhos como “A respeito dos caracteres geológicos do território compreendido entre a cidade de Alagoinhas e a de Juazeiro” e “Notas sobre a geologia da região compreendida entre o rio S. Francisco e a Serra Geral...”

 

Para o presidente do IGHB, Eduardo Morais de Castro, a reedição das obras reforça o compromisso do Instituto com o retorno do ensino de história da Bahia, o que será fundamental para que os jovens de hoje contribuam para disseminar os estudos tão bem difundidos por Theodoro Sampaio. “Vamos buscar parcerias para que as obras cheguem às bibliotecas e escolas de todo o Estado. O público que vier para este encontro, também irá conhecer importantes obras publicadas por Theodoro Sampaio, cujo acervo particular está depositado no Arquivo do IGHB, que lhe presta homenagem.

 

Os lançamentos dos livros, antecedidos pela conferência, acontece às 17h, desta quarta, dia 29 de março, na sede do Instituto, localizado na Avenida Joana Angélica, 43 – Piedade. Mais informações no site www.ighb.org.br     

 

IGHB – Uma das 15 instituições apoiadas pelo programa de ações continuadas a instituições culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura.

 

 

SERVIÇO

 

Instituto Geográfico e Histórico da Bahia

Avenida Joana Angélica, 43 – Piedade

www.ighb.org.br

71 3329 4463/6336

Assessoria:

Please reload

Horário de funcionamento do IGHB

 

Visitação: de segunda a sexta, das 13h às 18h

 

Biblioteca: de segunda a sexta, das 13h às 18h

 

Arquivo: de segunda a sexta, das 13h às 17h

 

Administrativo: de segunda a sexta, das 13h às 18h